Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Desmatamento e queimadas são tema de encontro em Cuiabá para elaborar Plano Estadual

Representantes de comunidades rurais de Mato Grosso estão reunidas em Cuiabá até amanhã, no Hotel Fazenda Mato Grosso, para discutir propostas que irão integrar o Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas de Mato Grosso (PPCD-MT). As propostas sairão de oficinas de caráter consultivo, realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Casa Civil, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA). As oficinas começam logo masi às 14 horas e seguem durante toda a sexta-feira.


Esta é a quarta etapa de reuniões em torno do PPCD-MT. No ano passado estiveram reunidos representantes de organizações não governamentais. Este ano já participaram de oficinas representantes dos Consórcios Intermunicipais e comunidades indígenas. Nesta etapa de reuniões estão participando representantes dos segmentos, consultores do Ministério do Meio Ambiente e técnicos da Sema. “O objetivo é definirmos um conjunto de ações que reflitam a realidade do estado”, salientou o secretário adjunto de Qualidade Ambiental, Salatiel Araujo.

As ações de combate ao desmatamento na Amazônia vêm acontecendo na forma de estratégia transversal desde 2004, quando o Governo Federal lançou o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Brasileira – PPCDAM, cuja formulação envolveu diversos setores do governo federal, coordenados pela Casa Civil da Presidência da República. Com isso, o Governo Federal demonstrou que o combate ao desmatamento na Amazônia Legal deixou de ser um desafio apenas do Ministério do Meio Ambiente, passando a ser internalizado na agenda de outros ministérios.

No fim do ano passado, em função da parceria firmada entre o Ministério do Meio Ambiente e o Governo de Mato Grosso, deu-se início a elaboração do Plano de Prevenção Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Mato Grosso (PPCD-MT), que conta ainda com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e do Governo do Reino da Noruega.

Em Mato Grosso, o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas será elaborado por meio de articulações com diferentes segmentos da sociedade, ligados às questões não só do desmatamento e das queimadas, mas também do manejo sustentável de recursos naturais e sustentabilidade agropecuária. “As instituições e organizações governamentais e não governamentais estão sendo convidadas a participarem dos processos de consultas para contribuírem com o documento que irá consolidar o Plano, previsto para ser lançado no início de julho de 2009”, destacou Salatiel Araujo.

Estarão presentes na reunião representantes de comunidades rurais dos municípios de Colíder, Nossa Senhora do Livramento, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Canaã do Norte, Carlinda, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Vera, Vila Rica e Cuiabá.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet