Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Países decidem restringir pesca de atum ameaçado no Pacífico em 2014

Países decidem restringir pesca de atum ameaçado no Pacífico em 2014
Os países da região do Pacífico decidiram nesta quinta-feira (5) reduzir em 15% o volume de pesca de exemplares de atum-rabilho (Thunnus thynnus) na região, um acordo que a organização não-governamental Greenpeace considera insuficiente para proteger esta espécie ameaçada.


Nove países e territórios, entre eles Japão, Estados Unidos, China, Coréia do Sul e Taiwan, concluíram o acordo ao final de uma reunião da Comissão de Pesca do Pacífico Ocidental e Central, realizada durante quatro dias na cidade japonesa de Fukuoka.

Todos os governos participantes decidiram reduzir em 15% em 2014 suas capturas de exemplares de atum-vermelho com idade de até três anos. A medida vale em relação às capturas efetuadas entre 2002 e 2004, informou a Agência Pesqueira japonesa.

O acordo ainda tem que ser validado pela Assembleia Anual da Comissão, prevista para acontecer em dezembro, na Austrália.

O Greenpeace considerou insuficiente o recorte e pediu pela proibição total da pesca desta espécie. A ONG ressalta que a pesca em escala industrial mata muitos exemplares jovens antes que eles possam se reproduzir, oferecendo risco a esta espécie.

Em risco
Relatório apresentado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN da sigla em inglês), afirma que mais da metade das espécies de atuns está ameaçada de extinção.

Segundo o estudo, publicado pelo jornal "Science" em 2011, cinco em cada oito tipos de atuns estão em situação grave de sobrevivência, sendo que três sofrem risco de desaparecer em todo planeta e outras duas espécies estão sob ameaça e não há como agir para ajudar.

O atum é um dos peixes mais procurados pelo mercado de pesca principalmente na Ásia. No Japão, sua carne é utilizada na produção de sushis e sashimis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet