Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Crise climática se agravou desde 2007, diz ex-vice americano Al Gore

Foto: Stephen Lam/Reuters

Crise climática se agravou desde 2007, diz ex-vice americano Al Gore
A crise climática "se agravou" nos últimos seis anos, advertiu o ex-vice-presidente americano Al Gore, em entrevista ao jornal francês "Le Monde" desta quarta-feira (11), em que faz previsões catastróficas para Espanha, Itália e França.


O vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007 – em conjunto com o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC), pela contribuição para a luta contra o aquecimento global – também faz um balanço da situação crítica do planeta.

"Continuamos lançando todos os dias na atmosfera 90 milhões de toneladas de gases", relatou na entrevista o candidato à Casa Branca derrotado em 2000 por George W. Bush.

Gore alertou que as consequências desse desastre ecológico são medidas, por exemplo, "por secas mais intensas e tempestades com chuvas mais fortes".

"As previsões para França, Itália, Espanha, e para todo o sul da Europa, são particularmente catastróficas", disse o ex-vice de Bill Clinton, cujo livro mais recente, "O Futuro: Seis motores de mudança global", será lançado nesta quinta-feira (12) na França.

Apesar da redução da mobilização contra as mudanças climáticas, que segundo Gore se deve, entre outras razões, à "recessão do outono de 2008" e ao fracasso da cúpula de Copenhague em 2009, ele expressa algum otimismo.

"Os eventos climáticos extremos ligados à crise climática são muito grandes e frequentes para serem ignorados", ressalta o ecologista, que estrelou o documentário sobre o aquecimento globa "Uma verdade inconveniente", ganhador do Oscar de melhor documentário em 2007.

Entre outros desastres ambientais recentes, Gore citou o furacão Sandy, que atingiu Nova York, os incêndios no oeste dos EUA e as inundações no Paquistão e na Austrália.

Na entrevista ao "Le Monde", Gore ainda parabeniza vários líderes mundiais que se mobilizaram recentemente para lutar contra as alterações climáticas, a começar pelo atual presidente americano, Barack Obama.

O chefe da Casa Branca mudou desde sua reeleição, e agora "pensa mais sobre a marca que quer deixar na história", disse Gore.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet