Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Alguns ambientadores libertam substâncias perigosas

Numa informação hoje divulgada, baseada num estudo publicado na edição de outubro/novembro da Teste Saúde e que analisou 18 ambientadores, é salientado que aquelas substâncias são "ina­ceitáveis em produtos de uso doméstico" e contribuem para a má qualidade do ar doméstico.


"A Teste Saúde enviou para laboratório várias marcas de velas, incensos e óleos essenciais para queimar e concluiu que a maioria dos incensos e óleos essenciais liberta compostos tóxicos ou nocivos para a saúde, aproveitando a falta de legislação para estes produtos", explica a DECO.

O estudo também foi realizado em Espanha, Bélgica e Itália, e as associações de consumidores dos quatro países estão a desenvolver esforços junto da Comissão Europeia para criar um regulamento europeu e um sistema de fiscalização para estes produtos.

A venda de ambientadores, seja velas, difusores, óleos essenciais ou incensos para queimar, tem aumentado, principalmente na Europa e, "ao contrário das mensagens publicitárias", mais do que purificar o ar, camuflar odores ou dar um cheiro agradável, estas substâncias "contribuem para a má qualidade do ar interior".

A maior preocupação relaciona-se com os incensos das marcas Devineau, Gato Preto, Jacob Hooy e Natura, por conterem benzeno e formaldeído, duas substâncias reconhecidas pelos seus efeitos cancerígenos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet