Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Reunião discute Fórum “Lixo e Cidadania” nos municípios do Estado

Uma reunião para discutir o plano de ação para 2009 e a meta de levar o assunto de resíduos sólidos às instituições acadêmicas de ensino, por meio do Fórum “Lixo e Cidadania”, foi realizada no Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) .

Uma reunião para discutir o plano de ação para 2009 e a meta de levar o assunto de resíduos sólidos às instituições acadêmicas de ensino, por meio do Fórum “Lixo e Cidadania”, foi realizada no Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) . A reunião contou com a presença de maioria das instituições convidadas.


A reunião pautou a importância de se saber quantos catadores existem, onde eles estão e qual a sua forma de trabalho. Uma data para reunião com a liderança dos catadores, foi marcada para o mês de agosto, a fim de saber das reais necessidades desses catadores de materiais recicláveis. “Queremos ouvi-los e saber quais melhorias eles anseiam”, ressaltou a agente de meio ambiente, Terezinha Rodrigues.

No Brasil existe o movimento nacional dos catadores de lixo. No Estado de Mato Grosso esse movimento também existe, porém os trabalhos ainda são tímidos. No entender da agente, é preciso intensificar esse trabalho e tornar as propostas conhecidas.

Em nível nacional a gestão de resíduos sólidos trabalha em parceria com os recursos hídricos, pois o lixo é o principal responsável pela poluição dos rios e nascentes. Os municípios maiores produzem mais lixo e, consequentemente, poluem mais os rios e nascentes.

Uma das ações do fórum neste ano é promover seminários nas universidades com o objetivo de levantar as atividades acadêmicas com foco na questão dos resíduos sólidos de cunho sócio-ambiental e com isso, disseminar o trabalho que o fórum vem realizando.

Nove municípios já instalaram o fórum, são eles: Mirassol do Oeste, Primavera do Leste, Cuiabá, Guiratinga, Juína, Jauru, Colider, Matupá, e Jaciara. Embora, nem todos estejam em plena atividade.

A agente de meio ambiente destacou ainda, a meta de se criar a lei da coleta seletiva solidária nos órgãos públicos e, a partir daí, incentivar as prefeituras dos municípios a fazerem esta prática que é tão importante para a questão sócio ambiental, analisou Terezinha Rodrigues.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet