Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Nível do Sistema Cantareira chega a 9,2% e bate novo recorde

O nível do Sistema Cantareira, que abastece a grande São Paulo, voltou a cair nesta sexta-feira e registrou mais um recorde ao chegar a 9,2% de sua capacidade de armazenagem. Ontem, o nível dos reservatórios estava em 9,4%. Há um ano, o nível de armazenagem no Cantareira correspondia a cerca de 62% da sua capacidade.


Pelo Sistema Cantareira é feita a distribuição de água para cerca de 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. A mesma fonte de captação alimenta as bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no interior do Estado.

Por determinação da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo, a retirada de água do Sistema Cantareira foi reduzida de 24,8 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 22,4 m³/s. Uma nova avaliação deverá ser feita no próximo dia 15.

Desde o dia 17 de março, a Sabesp vem tocando obras para viabilizar a retirada de água da reserva estratégica, que fica em uma área mais profunda do que a da atual captação, nas represas Atibainha, em Nazaré Paulista, e Jaguari/Jacareí, em Bragança Paulista. Pelo cronograma, esse aproveitamento deve começar em julho, elevando a oferta em torno de 200 bilhões de litros, volume suficiente para garantir o abastecimento por quatro meses.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet