Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

denuncie também

Delegacia do Meio Ambiente recebeu mais de cinquenta denúncias de maus tratos só neste ano

Foto: Ilustração

Delegacia do Meio Ambiente recebeu mais de cinquenta denúncias de maus tratos só neste ano
Mais de cinquenta casos de maus tratos a animais foram instaurados este ano na Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) em Mato Grosso. Destes casos, quarenta estavam em situações de risco ou vivendo em cativeiro. De acordo com o Delegado Adjunto da DEMA, Vitor Hugo Teixeira, o número de denúncias é grande devido à facilidade que o cidadão tem de se manifestar.


Para vingar assalto, homem atira em ladrão no meio da rua

“Existe o número 197 e a delegacia virtual, que são os principais meios que os cidadãos encontram para denunciar”, explica o delegado. Depois que é feita a denúncia, a polícia vai até o local junto com uma equipe de perícia e um veterinário para averiguar a situação em que o animal se encontra. Nessa visita, são feitos exames que identificam se houve privação de alimento e/ou água, agressão física ou qualquer outro tipo de mais tratos. As denúncias também podem ser feitas no telefone 3645-4903.

Se for identificado que o animal realmente foi maltratado, a polícia apreende os animais e encaminha-os para ONGs como a Associação Voz Animal (AVA), por exemplo. A partir daí, começa a segunda parte da investigação, que é identificar a autoria do crime e, depois, punir os responsáveis.

O crime de maus tratos tem como pena de três meses a um ano de prisão e multa judicial. O caso é investigado e julgado pelo Juizado Volante Ambiental (JUVAM), que às vezes transforma a pena em transações penais, como distribuição de cestas básicas, por exemplo.

Nos últimos dias o Olhar Direto recebeu denúncias de moradores do bairro Goiabeiras de que haveria uma casa com cerca de dez animais em situação de abandono. De acordo com vizinhos, a moradora do local viaja por muitos meses e deixa os cachorros e gatos sem alimento e/ou água adequados. Nas últimas semanas, uma das moradoras da rua tem levado ração para os animais, já que eles estão constantemente latindo de fome.

É importante que quem observa situações de maus tratos ligue para a DEMA ou mande a denúncia virtualmente. O nome do denunciante fica sempre em sigilo.

Vídeo

A Secretaria de Comunicação do estado de Mato Grosso  lançou um vídeo sobre o assunto. Assista: 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet