Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

vila rica

6ª Etapa do Arco Verde Terra Legal começou

Foto: Assessoria

6ª Etapa do Arco Verde Terra Legal começou
”Vamos fazer o dever de casa. Vamos evitar as derrubadas. Não queremos chamar a atenção dos satélites”. Com essa frase, o prefeito de Vila Rica (1350 km a nordeste de Cuiabá), Naftaly Calisto da Silva, abriu oficialmente na manhã desta sexta-feira (24.7), a 6ª etapa do Mutirão Arco Verde Terra Legal no município. O evento está sendo realizado na Escola Estadual Maria Ester Peres e o atendimento ao público será das 8h às 18 h. O mutirão vai até sábado (25.7).


O prefeito disse que o maior problema enfrentado é a falta de estrada e condições de escoamento da produção local. “Precisamos resolver essa questão. Tem assentamento na região com mais de 10 anos de criação e até hoje os moradores carregam caixas de bananas nas costas”.

Segundo Calisto, “cerca de R$ 1 milhão por semana sai de Vila Rica somente importando produtos de hortifrutigranjeiros, sendo que temos condições de produzir aqui, inclusive para a merenda escolar, mas sem estradas fica complicado”, argumentou.

O município de Vila Rica possui nove projetos de assentamentos. Cerca de 1,6 mil famílias vivem nos assentamentos. Durante a reunião institucional realizada na quinta-feira (23), o superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso, Willian Sampaio, disse que o Incra se compromete a analisar com a prefeitura de Vila Rica, a possibilidade de ampliação da quilometragem para a complementação e recuperação de estradas dos assentamentos, por meio dos projetos já elaborados pela prefeitura, dentro das condições orçamentárias e financeiras do exercício de 2009.

“Vamos buscar novos modelos de cooperação com a prefeitura de Vila Rica. Nosso objetivo é garantir a titulação das terras, com a emissão de CCUs (Contrato de Concessão de Uso) e recuperar 52 km de estradas ainda esse ano, além de parceiras para garantir assistência técnica aos assentados", informou Willian.

Segundo Willian, os assentamentos serão atendidos pelo convênio de ATES/Empaer, totalizando 941 famílias beneficiadas.“Os créditos já estão depositados em conta para ser operacionalizados e os demais com pedido de nota de empenho”, assegurou o superintendente do Incra.

O coordenador nacional do Terra Legal, Paulo Guilherme Cabral, explicou que o objetivo do Governo Federal, juntamente com os governos estaduais e municipais, é estimular as mudanças e apoiar os produtores, melhorando os rendimentos de forma sustentável. “É uma questão de respeito. Encontramos as portas abertas e os prefeitos empenhados em ajudar. Estamos assumindo compromissos á partir das agendas construídas durantes as reuniões com os entes federados e juntos vamos promover as mudanças”, explicou.

GOVERNOS

O secretário Adjunto de Planejamento Arnaldo Alves de Souza Neto, disse que a presença dos três níveis de governo é um momento ímpar. “Esse processo feito de forma integrada pela presença dos três níveis de governo, garante efetivamente as mudanças. A agenda de compromissos motiva a busca por melhores condições porque é feita em cima do que a sociedade está propondo”, argumentou Arnaldo.

Durante a manhã dessa quinta-feira (23),foi realizada uma reunião institucional entre os federados para alinhar as ações de cada secretaria envolvida no Mutirão. Na parte da tarde, a reunião foi com a equipe da adminstração municipal com a presença do prefeito de Vila Rica, Naftaly Calisto da Silva e secretários municipais, com o objetivo de pactuar agenda de desenvolvimento produtivo e combate aos desmatamento na região.

O diretor do Ministério do Meio Ambiente e coordenador nacional do Terra Legal, Paulo Guilherme Cabral conduziu as reuniões com a equipe da prefeitura. Segundo ele, “ essa nova dinâmica possibilta ações mais pontuadas por parte do governo Federal e Estadual. Ouvimos do prefeito e secretários municipais, as demandas e as necessidades, e assim, vamos firmando os compromissos e as ações mais urgentes”, explicou.

Por tratar-se de área consolidada de assentamentos da reforma agrária, durante o mutirão a equipe do Terra Legal fornecerá informações de assistência técnica aos posseiros na sexta-feira e no sábado (25.7), juntamente com o Banco do Brasil que estará atendendo e informando sobre as diversas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) , aos produtores de Vila Rica e região.

PREVFOGO

Buscando um uso controlado deste recurso, em 1989, o Governo Federal criou o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) e atribuiu ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a competência de coordenar as ações necessárias à organização, implementação e operacionalização das atividades relacionadas à educação, pesquisa, prevenção, controle e combate aos incêndios florestais e queimadas.

O período proibitivo das queimadas em Mato Grosso teve início no dia 15 de julho. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Mato Grosso registrou até o dia 14 de julho um aumento de 8,19% de focos em relação ao mesmo período do ano passado.

A exemplo do ano passado, a proibição das queimadas, prevista para ser encerrada em 15 de setembro, pode ser prorrogada. "Nosso objetivo é capacitar um número cada vez maior de recursos humanos para conservar e preservar os ecossistemas mato-grossenses, principalmente, no período crítico das queimadas", diz Romildo Gonçalves, coordenador estadual do PrevFogo-MT

Em Vila Rica o prefeito Naftaly apresentou a equipe de brigadistas que irão atuar no controle e prevenção dos incêndios no município. “As brigadas de incêndio vão muito além do combate e prevenção às queimadas, pois é um processo de conscientização e educação ambiental, demonstrando que o custo ambiental do uso do fogo é impagável porque reduz consideravelmente a qualidade do solo, enquanto alternativas ecológicas beneficiam e aumentam a produção”, finalizou o prefeito.

A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito de Vila Rica, Naftaly Calisto, do secretário Adjunto de Planejamento Arnaldo Alves de Souza Neto, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, do coordenador nacional do Terra Legal, Paulo Guilherme Cabral,do deputado Federal Eliene Lima, além de representantes do governos Federal, Estadual e Municipal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet