Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Lixo tóxico retorna ao Reino Unido até 4 de agosto

Os 41 contêineres contendo lixo tóxico desembarcados no Porto de Santos devem ser repatriados para a Inglaterra pelo navio MSC Oriane, que atraca no Porto de Santos nesta sexta-feira (31), com previsão para partida até a próxima terça-feira.


Ontem, o juiz federal Antonio André Muniz Mascarenhas de Souza, da 6ª Vara da Justiça Federal da cidade litorânea, determinou ao inspetor da alfândega que viabilizasse o embarque dos 41 contêineres hoje, mas a empresa Mediterranean Shipping do Brasil, responsável pelo navio, solicitou prazo até terça-feira devido à necessidade das operações de atracamento e desatracamento.

Ao decidir, Souza disse que o lixo encontrado dentro daqueles contêineres está devidamente catalogado em laudos produzidos pelos órgãos federais envolvidos, determinando o retorno dos autos à Polícia Federal pelo prazo de 90 dias para prosseguimento das investigações.

O retorno imediato do lixo tóxico determinado atendia pedido do delegado que preside o inquérito policial.

Com base em laudos técnicos, o delegado esclareceu que, a cada dia, piora o estado do material, aumentando o nível de contaminação ambiental --e com risco de vazamentos. Além disso, informou ele, o lixo traz espécies de larvas e microorganismos tóxicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet