Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Governo apresenta avanços do REDD- MT Noroeste para empresas europeias

Representantes das empresas Spot Image e EADS, estiveram em Mato Grosso, nesta quinta e sexta feira (30 e 31.07) para acompanhar os avanços na implantação do REDD-MT Noroeste. Eles estiveram reunidos com o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Alexander Torres Maia e os integrantes das ONGs The Nature Conservancy (TNC) e Instituto Centro de Vida (ICV), que junto com o Governo estão trabalhando na elaboração e implantação do projeto nessa região do Estado.


A Spot Image é responsável pela aquisição do maior número de imagens via satélite de Mato Grosso, onde foram investidos cerca de 1,4 mil euros, para ter uma resolução de 2,5m. E a EADS é uma empresa que ocupa posição de liderança nos setores aeroespacial de defesa e em todos os serviços associados a estes segmentos.

O REDD-MT Noroeste (Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação) é uma das estratégias mais audaciosas do Governo do Estado para conter o desmatamento ambiental. O ponto positivo deste projeto é que ele além de tratar da questão ambiental, não compromete a vida financeira dos donos de propriedades que estão na área demarcada.

Esta visita é fruto da viajem que os secretários de Estado coronel Alexander Maia e Luis Henrique Daldegan (Meio Ambiente) fizeram a Tolouse, na França, no mês de junho. Na ocasião os secretários apresentaram para as empresas, uma proposta de parceria e patrocínio para o REDD –MT Noroeste.

Maia reforçou a importância das negociações com grandes empresas “nós tivemos a oportunidade de apresentar a fase de elaboração do projeto, depois da visita que fizemos na França, eles aceitaram o convite em vir conhecer o trabalho que estamos aqui realizando. E com isso avançamos um pouco mais na construção dessa idéia inicial do REDD-MT Noroeste. E a expectativa é grande com relação a contar com a participação e o financiamento, não só desse grupo EADS, mas também de outros que venham a somar nessa construção”.

Pierre Duquesne da Spot Image, está confiante no projeto e acredita em uma parceria com o governo “Estamos acompanhando o trabalho da Sema já há dois anos, e o progresso é visível. É muito interessante, pois Mato Grosso é um dos Estados mais avançados na questão ambiental. E por isso é um prazer acompanhar e ser parceiro nesta caminhada. Esta muito óbvio que ainda está em andamento e o progresso é construído a cada dia. Estamos aqui como provedor de imagens, mas também como quem está interessado em apoiar projetos de REDD do Governo do Estado de Mato Grosso. E oferecer um sistema de monitoramento da redução da degradação ambiental e da emissão de carbono. E também olhar como podemos participar da montagem do projeto que o governo está preparando”.

Os visitantes conferiram o mapa do Estado de 8x8m, que está no chão do salão. O mapa foi elaborado a partir das imagens da SPOT Image, e devido à sua dimensão dá para se ter uma melhor visão da região Noroeste onde o REDD será implantado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet