Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Conferências de Saúde Ambiental vão discutir propostas para melhorar qualidade de vida

Uma ação conjunta de políticas públicas em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas em harmonia com o meio ambiente. Este é o principal objetivo da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental, lançada na manhã desta quinta-feira (06.08), no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, com a presença do diretor do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Neto, do secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, de Planejamento, Yênes Magalhães, da secretária extraordinária de Estado de Apoio às Políticas Educacionais, Flávia Nogueira, e da coordenadora de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Solange Cruz.


De acordo com Guilherme Franco Neto a saúde da população está intimamente ligada ao meio ambiente que as pessoas vivem. “Desenvolver diretrizes e políticas públicas integradas no campo da Saúde Ambiental é o objetivo das conferências intermunicipais que os Estados terão que realizar em seus municípios para depois levar à Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2009. Mato Grosso saiu na frente e foi o primeiro Estado a abrir as discussões desde a publicação da portaria do Governo Federal que determinou as conferências fossem realizadas”, afirmou.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, ressaltou durante sua fala que as discussões serão realizadas em 10 municípios de Mato Grosso pautadas em três eixos. “O 1º eixo será o Desenvolvimento e Sustentabilidade Sócio-ambiental no Campo, na Cidade e na Floresta, o 2º eixo tem como tema Produção, Ambiente e Saúde: Desafios dos Processos de Trabalho e Consumo nos Territórios, e o 3º eixo põe em discussão Democracia, Educação, Saúde e Ambiente: Políticas para a Construção de Territórios Sustentáveis”, disse.

Augustinho afirmou que o Governo do Estado já tem buscado o equilíbrio entre meio ambiente e saúde, por meio de suas ações. “Quando o Estado investe em ações contra as queimadas por exemplo, melhora a qualidade do ar e por consequência diminui o índice de doenças respiratórias. Esse é um exemplo claro de Saúde Ambiental”, finalizou o secretário ao frisar que as conferências serão realizadas nos municípios de Barra do Garças, Confresa, Rondonópolis, Cuiabá, Cáceres, Alta Floresta, Sinop, Pontes e Lacerda, Juína e Tangará da Serra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet