Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Defesa Civil capacita agentes na identificação de produtos perigosos

A Superintendência de Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Atendimento a Acidentes Ambientais (CAAA) realizou esta semana mais um Curso de Identificação de Produtos Perigosos. Somente este ano, já foram realizados cursos nas regiões de Cáceres, Cuiabá e Tangará da Serra, capacitando 87 agentes. A previsão da Coordenadoria é capacitar, ainda este semestre, mais 30 agentes em Barra do Garças e 30 em Sinop.


Em Tangará da Serra, onde o curso foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de julho participaram agentes dos municípios de Tangará da Serra, Diamantino, Nova Olímpia, Barra do Bugres e Campo Novo do Parecis. No ultimo dia do curso foi realizada uma blitz onde os alunos aprenderam a realizar a fiscalização de produtos perigosos, com ênfase na legislação e fiscalização de equipamentos de emergência, sinalização e identificação de carga, quando foram fiscalizados 22 veículos.

“Nosso objetivo é capacitar funcionários dos órgãos de resposta - Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Sema, Indea, Ibama, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil Municipal e outros -, além de funcionários das empresas privadas que atuam no segmento de transporte, armazenagem, fabricação e manipulação de produtos perigosos, com o intuito de dar a primeira resposta a um acidente envolvendo esses produtos, até a chegada da equipe especializada, com os equipamentos específicos para esse fim”, explicou João Carlos Rocha, coordenador da CAAA.

O curso possui grade curricular de 24 horas e inclui matérias como Acidentes Ambientais, Conceitos de Produtos Perigosos, Introdução à Análise de Risco, Noções do Decreto 96.044, Identificação de Produtos Perigosos, Noções do Manual de Emergências Químicas (Abiquim), Equipamentos de Monitoramento, Procedimentos de Emergências, Estudo de Caso, Simulado de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos.

OCORRÊNCIAS – Segundo relatório divulgado pela Coordenadoria de Atendimento a Acidentes Ambientais, até o mês de julho já foram registradas e atendidas 35 ocorrências envolvendo produtos perigosos. Os meses de maio e abril registraram o maior número de acidentes, respectivamente26% e 23% em relação ao total. Em maio foram registrados 9 acidentes e em abril, 8.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet