Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Riva cobra da Embrapa divulgação do Programa Voisin

Em reunião no Palácio Paiaguás, nesta quinta-feira (13), com representantes da Famato, Embrapa e o governador Blairo Maggi (PR), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) explicou sobre as vantagens que o sistema Voisin pode oferecer aos pecuaristas e ao meio ambiente. Riva também questionou a Embrapa sobre a falta de divulgação e incentivo do sistema, principalmente, aos pequenos produtores.


“A eficiência desse sistema é comprovada pelos 100 anos que vem sendo aplicado na França. Não vejo nenhuma saída para os pequenos e médios produtores, se não for o Voisin”, afirmou o presidente, ao citar como exemplo a experiência em sua propriedade localizada em Juara. Durante a reunião, ele disse que há uma resistência da Embrapa à divulgação do programa, que, segundo ele, pode ser o maior programa de redução do desmatamento de Mato Grosso.

“A Embrapa tem que colocar o Voisin entre as alternativas oferecidas aos produtores”, pediu. Além disso, o deputado cobrou a liberação de linhas de créditos para facilitar a implantação do sistema, especialmente, nas pequenas propriedades. Para se ter uma ideia, com a implementação de três milhões de hectares no sistema Voisin, pelo menos seis milhões de hectares de pastagens seriam economizadas para outras atividades, inclusive na de reflorestamento.

Na reunião, Maggi também concordou que a Embrapa deve disponibilizar dados sobre o programa. “A decisão final sempre vai ser do produtor”, disse ao se referir que com mais uma alternativa, o produtor terá mais opção para escolher como irá produzir. Ele ainda destacou que Mato Grosso vive um novo momento ambiental e que a Assembleia Legislativa tem sido parceira nessas ações. “Tenho certeza que podemos continuar contando com a Assembleia na busca pela sustentabilidade”, avaliou o governador.

Ao apresentar as Boas Práticas Agropecuárias, Bovino de Corte, o coordenador regional da Embrapa, Ezequiel Rodrigues do Valle explicou que a entidade não tem nenhuma restrição ao uso do Voisin. “Desde que o produtor não degrade o solo, a decisão é dele. O Voisin precisa de muito gerenciamento”, citou.

Além de aplicar o sistema em sua propriedade, Riva tem sido um ferrenho defensor do sistema no Estado. No ano passado, ele chegou a apresentar um projeto de lei para normatizar a implantação do sistema. O Voisin é um modelo ultraintensivo de rotação de pastagens, em piquetes de área bastante reduzida (1 ha), que servem de pastagem, sucessivamente, para o gado, durante períodos bastante curtos, de um dia ou menos. “O gado cresce com mais qualidade e rapidez, num espaço menor, porém de excelente pasto”, reforçou.

Boas Práticas - Os participantes da reunião conheceram o sistema de Boas Práticas de Agropecuárias para o gado de corte. Na apresentação, o coordenador do programa na região, Ezequiel Rodrigues do Valle destacou pontos importantes da proposta como o Mercado Mundial de Carnes; objetivos gerais, como o fortalecimento do setor produtivo e a adequação da cadeia produtiva no mercado consumidor.

Também foram apresentados benefícios como a identificação e correção dos pontos críticos e a organização dos produtores; as ações em andamento, como a conscientização do produtor rural e a implantação do protocolo BPA nas propriedades; materiais didáticos e os 11 pontos de controle do programa, que são: gerenciamento; responsabilidade social; gestão ambiental; instituições rurais; bem-estar animal; manejo pré-abate; formação e manejo de pastagens; suplementação alimentar; identificação animal; controle sanitário e o manejo reprodutivo. O Portal Pecuário e-sapi também foi destaque no encontro. Para obter mais informações acesse: www.cnpgc.embrapa.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet