Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

fórum do lixo

Pátio diz que sua administração irá acatar sugestões da população

O primeiro dia de programação do 1º Fórum Lixo e Cidadania de Rondonópolis reuniu centenas de participantes na Escola Sagrado Coração. Estudantes, profissionais das áreas de meio ambiente, educação, saúde, saneamento, empresários e secretários municipais de outros municípios acompanharam três palestras que abordaram o lixo de Rondonópolis, os resíduos sólidos de saúde e formas de triagem e compostagem do lixo para sua comercialização.


O prefeito municipal, José Carlos do Pátio, chegou durante a segunda palestra e acompanhou o evento até o final. Também participaram o secretário municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves e a diretora administrativa do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Antonieta Garcete de Almeida, representando a diretora da autarquia, Terezinha Silva Souza. O Sanear é responsável pelo gerenciamento dos resíduos sólidos no município.

Em entrevista ao Olhar Direto, Zé do Pátio afirmou que a administração municipal está seguindo uma política séria de saneamento básico, e que, em breve, 25 frentes de trabalho estarão atuando em obras de água e esgoto e na construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) que irá dobrar a capacidade de tratamento de água na cidade.

O prefeito também citou a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) como prioridade e lembrou que a coleta de resíduos sólidos de saúde, o lixo hospitalar, está sendo recolhido pelo município, através de contrato com empresa especializada. Segundo Júlio Goulart, diretor técnico do Sanear, a ampliação da ETE deverá iniciar no dia 1º de setembro.

Sobre as questões levantadas durante a realização do Fórum, que segue com uma programação de debates e proposições na noite de hoje, o chefe do Executivo municipal garantiu que vai nortear as políticas públicas de resíduos sólidos a partir do que for delineado pela sociedade organizada no evento. “Queremos delinear as políticas públicas, de reciclagem, de compostagem, a partir do que for definido aqui”, afirmou Zé do Pátio.

A programação de hoje está marcada para iniciar às 18h30 com o credenciamento dos participantes e estará voltada para o trabalho em grupo com o tema “Diante das questões apresentadas quais as sugestões que tenho para a Rondonópolis que queremos em relação ao lixo”. A noite ainda reserva a participação de autoridades, apresentação de sugestões e proposições de ações. As atividades encerram às 22h00.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do prefeito para saber se ele irá participar do evento hoje, mas até o momento a presença de Zé do Pátio não foi confirmada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet