Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

lazer e educação

Evento para coleta de lixo é realizado no Morro de Santo Antônio

Aproximadamente 15 sacos de lixo foram retirados da trilha de acesso ao Morro de Santo Antônio, localizado no município de mesmo nome.

Aproximadamente 15 sacos de lixo foram retirados da trilha de acesso ao Morro de Santo Antônio, localizado no município de mesmo nome. A iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Associação de Incentivo à Arte e ao Desenvolvimento do Homem no Campo (Assicampo) fez parte do 1° Festival de Pipa e Dia de Lazer no Monumento Estadual Morro de Santo Antônio e teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da educação ambiental além de proporcionar lazer para os moradores das comunidades locais.


O evento ocorreu no domingo (30) e contou com uma caminhada que reuniu 93 pessoas incluindo a participação de representantes da Prefeitura de Santo Antônio do Leverger, moradores das comunidades Barreiro, Engenho Velho, Moinho, Escola Estadual Leônidas, Hermes e Osvaldita, alunos da Escola Municipal José Pereira da Silva, integrantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Clube dos Desbravadores Vigilantes de Chapada dos Guimarães, tendo como seu representante o diretor Hermerson G. da Cruz, soldados do 2° Comando do Batalhão de Bombeiros de Várzea Grande e a acadêmica de Educação Física da UNIVAG, Regiane Soares.

A Sema/Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco)- vinculada a Superintendência de Biodiversidade - vem desenvolvendo um trabalho de parceria com a comunidade do entorno do Monumento Estadual Morro de Santo Antônio desde o ano passado, com o objetivo de conscientizar as comunidades locais e visitantes sobre a importância da preservação da Unidade de Conservação.

“Nosso objetivo é unir o lazer com a educação ambiental, acreditando que esta é a maneira mais prazerosa de ensinar e conscientizar, buscando bons resultados”, disse a analista de meio ambiente, Rosana Viegas, que promete outras iniciativas semelhantes junto com a comunidade.

O gerente da Unidade de Conservação, Celso Arruda contou que a trilha percorrida, de 2 quilômetros, é o acesso principal ao morro e, durante todo o trajeto, foram recolhidos muitos copos descartáveis e garrafas pet, papéis queimados de pedidos de oração deixados pelas igrejas e outros. “Quem visita o local sempre deixa alguma sujeira, está aí a importância de se desenvolver o trabalho de educação ambiental nas comunidades”, afirmou.

O lazer ficou por conta do festival de pipa que premiou alguns participantes, nas categorias de maior e menor pipa e a mais criativa. Cada ganhador levou uma bicicleta. Para a escola que mais tinha alunos participando do evento o prêmio foi uma câmera fotográfica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet