Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Ibama apreende aves e macaco ameaçado de extinção em Vitória (ES)

Uma operação de fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Espírito Santo apreendeu nesta sexta-feira (4) 51 aves, sendo sete delas ameaçadas de extinção, e um macaco da espécie cuxiú-preto, também ameaçado. Ao todo, foram aplicadas multas de R$ 82 mil.


De acordo com o Ibama, o macaco --uma das espécies de primatas mais raras-- vivia em cativeiro dentro de um apartamento no centro de Vitória. O proprietário foi multado em R$ 5.000.

Segundo os fiscais do Ibama, esta espécie só ocorre entre o rio Tocantins, localizado no Estado do Pará e o rio Grajaú, no Maranhão. Entre as espécies de aves apreendidas e também ameaçadas de extinção, estão o catatau e o papagaio chauá.

As aves serão encaminhadas para o Cereias (Centro de Estudos e Reintrodução de Animais Selvagens), no município de Aracruz (79 km de Vitória), para serem recuperadas e reintroduzidas à natureza. O macaco continua com o atual proprietário até ser enviado, dentro de 15 dias, para o Centro Nacional de Primatas no Pará.

"Esta espécie é muito rara, e primatas tendem a entrar em depressão quando ficam sozinhos em cativeiro. Por isso a possibilidade de deixar o animal sozinho no Cereias foi descartada", disse o responsável pelo Núcleo de Fauna, Jacques Passamani.

No Centro Nacional de Primatas, o animal vai receber cuidados para ser reintroduzido à natureza. A adaptação do caxiú-preto é complexa, pois será necessário que ele passe a integrar um grupo de macacos da mesma espécie para que sua soltura seja realizada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet