Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Mato Grosso

Conferências Intermunicipais de Saúde Ambiental começam nesta semana

Para chegar a realização da etapa estadual, a partir da próxima quinta-feira (10.09) até o dia 30 de setembro, em nove (9) pólos regionais, serão realizadas conferências intermunicipais, a começar por Cuiabá, nos dias 10 e 11.09.

Definir diretrizes para políticas públicas integradas de saúde ambiental, a partir da atuação dos segmentos envolvidos com o tema, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, em harmonia com o meio ambiente é o objetivo da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental. Instituída por meio do Decreto Governamental nº 2.029 de 03 de julho de 2009, a conferência será realizada em Cuiabá, no período de 20 a 22 de outubro e terá como tema, “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!” e, como subtema, “A saúde ambiental na cidade, no Campo, na Floresta, no Cerrado e no Pantanal: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.


Para chegar a realização da etapa estadual, a partir da próxima quinta-feira (10.09) até o dia 30 de setembro, em nove (9) pólos regionais, serão realizadas conferências intermunicipais, a começar por Cuiabá, nos dias 10 e 11.09, no auditório da Escola do Tribunal de Contas.

A partir das conferências intermunicipais será possível ter uma radiografia da Saúde Ambiental em Mato Grosso, compreendida como o ambiente em que as pessoas vivem, levando em consideração o desenvolvimento e a sustentabilidade socioambiental no Campo, na Cidade e na Floresta (incluindo aqui o Cerrado e o Pantanal).

Para a realização das conferências intermunicipais, que são preparatórias para a conferência estadual, os setores da saúde, meio ambiente e planejamento se uniram para formar uma comissão organizadora que conta com a participação de técnicos das secretarias de Saúde (SES/MT), de Meio Ambiente (Sema/MT) e de Planejamento (Seplan/MT).

Da Sema estão participando técnicos das Superintendências de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suimis)/Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos; de Biodiversidade (SUBIO); de Monitoramento e Indicadores Ambientais (Smia); de Educação Ambiental (Suea) e de Recursos Hídricos.

A expectativa é de que após a realização das conferências intermunicipais sejam construídas agendas integradas de ações que, a partir da articulação transversal, intersetorial e democraticamente participativa, produzam e encaminhem respostas para as questões consideradas estratégicas e prioritárias para a garantia da cidadania, da qualidade de vida e de territórios sustentáveis no Estado.

CUIABÁ – A Conferência Intermunicipal de Cuiabá deverá reunir, segundo as expectativas dos organizadores, cerca de 300 pessoas representantes dos 12 municípios da região de abrangência da capital - Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Paranatinga, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Rosário Oeste.

Estarão participando das discussões representantes dos movimentos sociais, das associações, dos sindicatos, das federações e confederações, das entidades acadêmicas e de pesquisa, das organizações não-governamentais, do Poder Público estadual e municipal e demais pessoas interessadas na saúde ambiental.

Mato Grosso é o primeiro Estado a dar início às discussões, que vão culminar com a realização da Conferência Nacional de Saúde Ambiental. Todas as etapas das discussões (intermunicipais, estadual e nacional), são baseadas em três eixos: Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental no Campo, na Cidade e na Floresta; Produção, Ambiente e Saúde: Desafios dos Processos de Trabalho e Consumo nos Territórios; e Democracia, Educação, Saúde e Ambiente: Políticas para a Construção de Territórios Sustentáveis.

As Conferências Intermunicipais de Saúde Ambiental serão realizadas nos municípios de Juína, nos dias 14 de 15 de setembro, abrangendo 11 municípios e, na mesma data, em Cáceres, reunindo representantes de 13 municípios daquela região.

Nos dias 17 e 18 de setembro será a vez de Pontes e Lacerda, reunindo oito (08) municípios daquela região e, na mesma data, Tangará da Serra, com representantes de 17 municípios.

De 21 a 22 de setembro o município de Confresa sedia a conferência, com abrangência para 11 municípios e, nos dias 24 a 25 de setembro o município de Barra do Garças que recebe participantes, oriundos de 24 municípios de abrangência. Na mesma data Sinop realiza sua etapa da conferência com abrangência para 14 municípios.

De 29 a 30 de setembro a conferência será realizada em Alta Floresta (17 municípios) e Primavera do Leste (12 municípios).

A coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos, da Sema, Solange Cruz, ao falar sobre a importância das discussões em torno do tema Saúde Ambiental lembra que a concepção abrangente de saúde, aprovada no texto constitucional de 1998 aponta para uma mudança progressiva dos serviços de saúde, passando de um modelo assistencial, centrado na doença e baseado no atendimento, para a procura de um modelo de atenção integrada, onde haja incorporação progressiva de ações de promoção e de proteção, ao lado daquelas propriamente ditas de recuperação.

“A promoção da saúde se faz através de educação, da adoção de estilos de vida saudáveis, do desenvolvimento de capacidades individuais, da produção de um ambiente saudável e também, está vinculada à implantação de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida e do desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente a realidade e promover a transformação dos fatores determinantes nas condições de saúde”.

Nesse contexto, a coordenadora disse que a perspectiva é de que esse trabalho contribua de forma significativa para a ampliação da visão de que estabilidade ambiental é base da saúde pública.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet