Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Tempo louco

População estranha, mas chuvas em agosto e setembro não são anormais

Foto: Olhar Direto

População estranha, mas chuvas em agosto e setembro não são anormais
Choveu muito em Mato Grosso durante o mês de agosto. O “mês do cachorro louco”, como é chamado, costuma ser bastante quente e seco na região. No entanto, das quatro semanas do mês, três foram com chuvas. Setembro chegou e, apesar do calor ter aumentado bastante, a chuva não parou.


E mais uma frente fria chegou ao Estado na última quinta-feira, devendo dissipar-se apenas a partir de sábado. Marina Padilha, chefe do 9º Distrito de Meteorologia, explica que o fato é atípico sim, mas não é anormal e nem deve ser fruto de desequilíbrios climáticos. Mas o contraste entre os dados são grandes.

Em agosto do ano passado, índice de chuvas foi fechado em 0,4 milímetros. Neste ano, incrivelmente, esse dado foi fechado em 88,9 milímetros, ou seja, mais de duzentas vezes mais. Para “concorrer” com a estatística alcançada neste ano, só mesmo o longínquo 1989, ano em que choveu 102 milímetros.

Em setembro do ano passado choveu 21 milímetros. Este ano ainda não há estatísticas, só divulgadas em outubro, mas Marina afirma que certamente essa marca já foi ultrapassada. Afinal, as chuvas não estão dando trégua.

Leia também:

Frente fria que chega da Argentina deve deixar tempo frio até domingo
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet