Olhar Direto

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Pagamento por serviços ambientais é debatido em Dom Aquino/MT

A implantação do Projeto Ambiental São Lourenço Mata Viva, que prevê o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), foi tema da audiência pública realizada em Dom Aquino/MT, com a participação do senador Gilberto Goellner (DEM/MT), produtores agropecuários e autoridades locais e estaduais. O modelo defende os direitos de cidadão do produtor rural, por meio de uma forma equitativa de preservação ambiental e distribuição dos custos pelos serviços ambientais prestados à sociedade nacional e internacional.


“O diferencial nessa proposta é o direcionamento dado aos recursos pelo pagamento dos serviços ambientais, que será revertido para a implantação de novos empreendimentos na comunidade local, geração de empregos, melhoria da qualidade de vida, ampliação de recursos públicos e uso de novas tecnologias que irão fomentar a produtividade rural”, destacou Goellner.

Segundo o parlamentar, da forma como vem sendo aplicada a Legislação Ambiental, o cidadão rural é discriminado enquanto agente produtivo e rotulado como “vilão da natureza” ao responder sozinho pelos custos da preservação da biodiversidade. A atual legislação onera os custos de produção, dificultando a competitividade do produtor brasileiro.

“Na busca de soluções para esse impasse da sobrevivência das comunidades rurais, me sinto na obrigação de reconhecer a preservação ambiental como atividade econômica, como já é feito em países como Estados Unidos, Costa Rica, Nova Zelândia e México. O nível de consciência desses países é tão significante, que além de cumprirem o dever de casa, eles destinam recursos para outras nações. Por isso o meu interesse e apoio a iniciativas como o Projeto Ambiental São Lourenço Mata Viva”, concluiu o senador.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet