Olhar Direto

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Notícias | Política MT

quaSE NO FIM

Comissão Especial do ZSEE divulga relatório parcial dos trabalhos

A Comissão Especial do ZSEE se reuniu na tarde desta quarta-feira (16) para tratar sobre o andamento dos trabalhos sobre o tema que vêm sendo desenvolvidos desde abril de 2008.

A Comissão Especial do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado de Mato Grosso (ZSEE) se reuniu na tarde desta quarta-feira (16) para tratar sobre o andamento dos trabalhos sobre o tema que vêm sendo desenvolvidos desde abril de 2008. De acordo com o presidente da comissão, deputado Dilceu Dal ´Bosco (DEM), foram realizados 14 seminários técnicos e 15 audiências públicas, dentro do calendário oficial- aconteceu também uma reunião com povos indígenas da Região de Planejamento I ( Polo Juína).


“O zoneamento têm que agradar o povo de Mato Grosso, respeitando as opiniões e propostas”, lembrou o deputado, descartando qualquer imposição de pessoas de outros estados. Dados da Comissão Especial mostram que nas 15 audiências públicas realizadas no estado, participaram aproximadamente 35 mil pessoas. Ao longo desse período, a Comissão Especial contou com a parceria do Governo do Estado, através das Secretarias de Estado de Planejamento e a de Meio Ambiente.

“Foram dezesseis anos elaborando o zoneamento.Desde abril de 2008, a sociedade apresentou 425 novas diretrizes que estão em fase de análise, além dos 234 projetos originais”, disse o relator do ZSEE, deputado Alexandre Cesar (PT).

Dal Bosco espera que até o final deste mês, a formatação fique pronta, para que na segunda quinzena de outubro os deputados possam votar o zoneamento em plenário. “Não vamos aceitar qualquer tipo de pressão de pessoas de outros estados e tampouco de outros países”, falou ele.

Vale lembrar que o ZSEE –MT compreende um instrumento técnico e político direcionado ao ordenamento do espaço geográfico do estado e ao disciplinamento do uso de seus recursos naturais, indicando diretrizes de fomento, controle, recuperação e manejo desses recursos, estabelecendo diferentes categorias de intervenção no ambiente estadual. Para tanto, considerou 12 Regiões de Planejamento existente em Mato Grosso.

Durante a reunião de ontem, a Comissão apresentou ainda 344 documentos, totalizando aproximadamente 750 páginas a serem analisadas, além dos arquivos digitalizados. Toda essa documentação foi catalogada, e seu controle de recebimento encontra-se disponível do site da AL/MT, para consulta. Também participaram da reunião o deputado José Domingos Fraga (DEM), o deputado Percival Muniz (PPS) e o deputado Ademir Brunetto (PT).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet