Olhar Direto

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Mato Grosso discute sugestões para apresentar no III Simpósio Amazônia

Mato Grosso está sempre no centro das discussões quando o assunto é meio ambiente. Sendo assim, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB), membro da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional organizou a etapa regional do III Simpósio Amazônia – desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas para reunir sugestões que serão aprensentada no dia 7 de outubro durante a etapa nacional do seminário, que reunirá representante dos nove estados da Amazônia Legal.


“Levando em consideração a importância de Mato Grosso na economia nacional e internacional é importante apresentarmos proposta que garantam a continuidade da produção sem prejudicar o meio ambiente. O Simpósio quer encontrar um equilíbrio e por isso chamamos todos para discutir amplamente o assunto, satisfazendo todos os lados”, afirmou em entrevista ao Olhar Direto.

Neste III Simpósio, serão enfatizadas as diversas experiências práticas de desenvolvimento sustentável, com propostas concretas para otimizar essas ações na região amazônica, levando em conta as mudanças climáticas. Como etapas preparatórias do evento, estão sendo realizados encontros regionais, durante os meses de agosto e setembro nas cidades de: Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA).

Valtenir Pereira fez questão de destacar ainda que o mundo precisa de comida, por isso é preciso discutir novas tecnologias e encontrar alternativas para preservar o meio ambiente, sem deixar de produzir.

A deputada estadual Vilma Moreira (PSB) participou do simpósio nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa e ressaltou que é preciso encontrar uma forma de levar o desenvolvimento de forma ordenada, já que antes não existia a preocupação com o meio ambiente.

“Mato Grosso tem feito estudos e através do simpósio terá a oportunidade de apresentar sua realidade econômica, social e ambiental. Além disso, é importante buscar o consenso para que consiga gerar renda para o estado, mas esta discussão não pode ser feita isoladamente”, reforçou.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, apresentou as ações que têm sido realizadas pelo governo e reforçou a importância de poder apresentá-las em nível nacional. Para ele, Mato Grosso teve muitos avanços na questão ambiental, principalmente com a transparência dos processos e licenciamento.

Além disso, Daldegan lembrou das mudanças adotadas pelo próprio governador Blairo Maggi desde 2003 até o momento. Segundo ele, essa mudança na imagem do estado se deu por uma decisão política do chefe do executivo, além do diálogo aberto com a sociedade organizada, produtores e ONG`s. “O importante é que o governador sentiu a necessidade de haver uma mudança e isto ocorreu”, resumiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet