Olhar Direto

Terça-feira, 27 de agosto de 2024

Notícias | Meio Ambiente

prevenção

Parceria entre Estado e Energisa constrói aceiro para combater fogo nas margens da Transpantaneira

Foto: Divulgação

Parceria entre Estado e Energisa constrói aceiro para combater fogo nas margens da Transpantaneira
Um aceiro de 15 metros de largura e com quase 150 quilômetros de extensão está sendo construído nas margens da Transpantaneira, entre a região de Porto Jofre e o limite da região urbana de Poconé.

 
Essa barreira visa prevenir o avanço do fogo no pantanal mato-grossense. A construção é uma parceria entre as secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e Infraestrutura (Sinfra) com a concessionária de energia do estado, a Energisa.

Leia mais
Chapada dos Guimarães declara situação de emergência após dois meses sem chuva; seca prejudica economia


A ideia da faixa extra de proteção é que ela seja somada à própria estrada, criando um corredor que dificulte a propagação de uma possível queimada de um lado para o outro da via.
 
A Energisa está investindo R$ 300 mil na contratação de maquinários, que estão trabalhando sob orientação do governo. A empresa já faz parte do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, cujo objetivo é promover ações de prevenção, preparação, monitoramento, controle, resposta rápida e responsabilização a incêndios florestais em Mato Grosso.
 
Além dos impactos ambientais devastadores, as queimadas afetam diretamente a rede elétrica, que é suscetível as chamas. Por isso, o aceiro da Transpantaneira também vai ter essa missão de proteger estruturas elétricas.
 
Além da Sinfra, Sema e Energisa, fazem parte do comitê: Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e demais instituições públicas, empresas privadas, ONGs e entidades de classe.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet