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Sinfra confirma projetos para a ligação das BR's 163 e 158

07 Out 2009 - 15:52

De Sinop - Alexandre Alves - especial para o Olhar Direto

Foto: reprodução

Asfalto cortará Parque Nacional do Xingú

Asfalto cortará Parque Nacional do Xingú

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) confirmou ao Olhar Direto que está fazendo levantamentos para pavimentar os 487 quilômetros da MT-322, ligando a BR-163, em Matupá, à BR-158, na comunidade Alô Brasil. Para isso, já autorizou os levantamentos para realização do projeto executivo, dividido em lotes.


No começo de setembro foram autorizados três lotes, totalizando 280 km. Neste mês de outubro a Sinfra está licitando projetos para mais 207 km, que também será divida em três subtrechos.

Os três primeiros pedaços partem de Matupá e os engenheiros já estão fazendo os cálculos. O primeiro corresponde a 100 quilômetros, partindo do entroncamento com a BR-163 até o km 100. Para este projeto a Sinfra destinou R$ 1.747 milhão.

O segundo lote é de 80 quilômetros, partindo do km 100 até o 180, com recursos na ordem de R$ 1.278 milhão. Já o terceiro lote, de mais 100 km, partindo do km 180 até o km 280, o projeto custará R$ 1.499 milhão.

De acordo com informações da Sinfra, os outros três subtrechos que estão sendo licitados partirão de São José do Xingú até a divisa do município com São Félix do Araguaia, pedaço de 56 km; o segundo lote vai deste ponto até o entroncamento com a MT-424, extensão de 85 km e, o terceiro trecho, da MT-424 até a BR-158, no Alô Brasil, em percurso de mais 66,5 km.

A concorrência está em fase final e nos próximos dias devem ser divulgadas as empresas de engenharia que farão os projetos executivos. As que vencerem a licitação têm prazo de 150 dias consecutivos para fazer os levantamentos. Depois de feitos os projetos, a Sinfra poderá licitar a pavimentação, em partes, ou por completo.

A rodovia estadual é conhecida no Nortão por BR-080. Atualmente há uma proposta no Congresso Nacional para “federalizar” trechos da MT-322, que aí sim passariam a fazer parte da rodovia federal. Questionada pela reportagem, a secretaria informou que, “havendo a federalização, o Estado faz a doação do projeto ao governo federal”.

Também não há previsão de início de obras e investimentos, já que os projetos estão em andamento. A MT-322 “corta” o Parque Nacional do Xingú. Sendo pavimentada, facilitará o transporte da produção do Nortão pelo Estado de Tocantins, propiciando acesso aos portos de Itaqui (MA) e Belém (PA).
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