Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

SEM MEDO DE SONHAR

Maggi quer política ousada para questões ambientais

O governador Blairo Maggi defendeu uma política ousada para as questões ambientais e provocou os participantes do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas para que apresentem sugestões coerentes e eficientes para o Estado.


"Mato Grosso é um estado de vanguarda. Não tem medo de discutir o futuro e não tem vergonha do seu passado. O Fórum pode e deve propor algo inovador. (...) Sejam ousados. Olhem para um futuro longo e não tenham medo de sonhar", declarou Maggi, durante a abertura do Fórum, que termina hoje em Cuiabá.

Maggi que já traçou duros embates com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e representantes de Organizações Não Governamentais (ONG's), agora vê a questão ambiental com outros olhos. Em tom desafiador, o governador provocou uma comparação com qualquer estado ou país que tenha as mesmas condições de produção e preservação como Mato Grosso. "Cometemos muitos erros e exageros, mas estamos corrigindo isso. Com o lançamento do MT Legal estaremos erradicando o passivo ambiental existente", afirmou.

De acordo com o governador, os participantes do Fórum não devem se prender somente na discussão sobre o desmatamento, porque não é este o ponto central, mas sim em novas fontes de energia que não precisem devastar. Ele quer que surja política relacionada ao futuro e não em curto prazo.

"O Fórum tem um papel importante e Mato Grosso vem se posicionando dentro e fora do país nas questões ambientais, mas uma sugestão que deixo aqui é que o Fórum proponha mudanças e não apenas discuta o desmatamento. É preciso apresentar propostas para o futuro", destacou.

Com exemplo, o governado usou a energia solar, que apesar de ser conhecida ainda é muito cara para ser popularizada, portanto segundo Maggi, o Fórum poderia propor uma política de incentivo fiscal para apoiar a utilização deste recurso natural. "Muito se discute a produção de Mato Grosso, mas qual é a melhor maneira de se produzir corretamente?", questiona.

Para Maggi, não basta discutir o que todos já sabem é preciso encontrar soluções efetivas e práticas para que possam ser colocada em ação. "Espero que o Fórum venha com uma lei que tenha começo, meio e fim. Não precisa ser afoito só para dar uma resposta a sociedade. É preciso ser eficaz", ressaltou.

Para o chefe do Executivo, este é o momento da sociedade de Mato Grosso se manter unida e lutar pelo futuro. "Nossos inimigos não estão aqui dentro. Eles estão lá fora", alertou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet