Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Nova Bandeirantes realiza o único Mutirão Arco Verde Terra Legal da Amazônia no fim de semana

Mato Grosso é o único Estado a realizar o Mutirão Arco Verde Terra Legal neste final de semana do dia 23 e 24 de outubro. A 19ª etapa é realizada no município de Nova Bandeirantes (1.020 km ao Norte de Cuiabá). Até o final de outubro, ainda serão atendidos os municípios de Paranaíta (890 km ao norte de Cuiabá), e Mucajaí (RR), entre os dias 29 e 31.


Desde a implantação em 19 de junho deste ano, até o término previsto para o próximo dia 31, as três caravanas do Mutirão Arco Verde Terra Legal terão percorrido cerca de 20 mil quilômetros de estradas pela Amazônia. Os Estados do Pará, Maranhão, Rondônia e o Amazonas já encerram seus mutirões. Segundo dados da assessoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cerca de 230 mil pessoas foram atendidas.

Durante a abertura do evento, a assessora da Diretoria Executiva da Embrapa e representante da coordenação nacional do Programa Arco Verde Terra Legal, Minelvina Nascimento Freitas, ressaltou que “esses mutirões que vêm sendo realizados em todo país, simbolizam e expressam o apoio do Governo Federal e Estadual para que os municípios encontrem e consolidem sua vocação produtiva com base num modelo sustentável”, ponderou.

Nestes quatro meses de atuação, o Mutirão Arco Verde Terra Legal percorreu os municípios de Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Marcelândia, Vila Rica, Confresa, São Félix do Araguaia, Querência, Gaúcha do Norte, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos, Juara, Brasnorte, Juína, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu e Nova Bandeirantes em Mato Grosso; Marabá, Tailândia, Paragominas, Ulianópolis, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Itupiranga, Novo Repartimento, Pacajá, Brasil Novo, São Félix do Xingu, Cumaru do Norte, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Altamira e Novo Progresso, no Pará; Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho d´Oeste e Pimenta Bueno, em Rondônia; e Amarante do Maranhão, no Maranhão.

Segundo o prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Rio Branco, “o município tem grande potencial na pecuária e o mutirão é a aposta para a solução que a região precisa no trabalho de recuperação e apoio na busca pelo novo modelo de produção sustentável”. Valdir argumenta que com as parcerias consolidadas, “o produtor terá condições de trabalhar de forma digna e com garantia de acesso a créditos e às políticas públicas voltadas à agricultura familiar e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente”.

Valdir ainda ressaltou que os serviços oferecidos nesses dois dias de mutirão fortalecem as políticas ambientais desenvolvidas pelo município, principalmente, porque Nova Bandeirantes possui um dos maiores rebanhos da região e ultrapassa a 350 mil cabeças de gado, sendo deste um grande percentual gado leiteiro, criado por pequenos e micros produtores fomentando assim a agricultura familiar”, explicou Valdir.

“Devido ao modelo de colonização, a maioria de nossas áreas são de pequenos e micros produtores, com cultivos como café, arroz, milho, feijão, pupunha, cupuaçu, assaí, guaraná, dentre outros”, finalizou o prefeito.

Programa Arca das Letras

Em Nova Bandeirantes, o Mutirão Arco Verde Terra Legal entregou 660 livros do Arca das Letras, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de incentivo à leitura no meio rural. As bibliotecas entregues pelo delegado federal do MDA em Mato Grosso, Dieter Metzner, serão instaladas nos assentamentos Japuranã, Vale do Arinos e Japuranoma. Cada biblioteca possui aproximadamente 208 títulos, e cerca de 400 famílias serão beneficiadas. Até o final de outubro, como parte das ações do Mutirão Arco Verde Terra Legal, o MDA vai distribuir 117 bibliotecas rurais em municípios atendidos pelo Mutirão no Estado do Mato Grosso.

A assessora da Diretoria Executiva da Embrapa e representante da coordenação nacional do Programa Arco Verde Terra Legal, Minelvina Nascimento Freitas, disse ainda que é importante registrar que o mutirão é um momento de reconhecimento mútuo.

“Nós procuramos conhecer melhor a realidade local e vocês conhecem melhor o papel de cada órgão aqui presente, o que é e como eles podem contribuir para a solução dos problemas coletivos e, em alguns casos, individuais da população do município. Estamos construindo aqui um pacto entre as três esferas de governo – federal, estadual e municipal – em prol do desenvolvimento local e do bem-estar desta comunidade”, finalizou Minelvina.

Participaram da cerimônia de abertura do Mutirão Arco Verde Terra Legal em Nova Bandeirantes o prefeito Valdir Rio Branco; o vice-prefeito João Rogério de Sousa; o coordenador do programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Barroso; o delegado Federal do MDA, Dieter Metzner; o presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro; o superintendente do Incra/MT, Willian Sampaio; Aldi Gomes, do MT Regional e coordenador estadual da Operação Arco Verde, representantes dos órgãos dos governos federal e estadual, representante das instituições financeiras Banco do Brasil e Banco da Amazônia, bem como os secretários municipais de agricultura, educação e cultura de Nova Bandeirantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet