Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

PIRACEMA

Pesquisa diz se reprodução é compatível com rio Paraguai

Um estudo vai avaliar o período reprodutivo dos peixes da Bacia do Rio Teles Pires, na região de Sinop. O objetivo é verificar se o período de proibição da pesca (Piracema) é compatível com o período reprodutivo dessas espécies.

Um estudo vai avaliar o período reprodutivo dos peixes da Bacia do Rio Teles Pires, na região de Sinop. O objetivo é verificar se o período de proibição da pesca (Piracema) é compatível com o período reprodutivo dessas espécies.


A engenheira de pesca da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Liliane Stedile, explica que o período de defeso está sendo determinado com base em dados da Bacia do Rio Paraguai. “Precisamos identificar as espécies locais e a época de reprodução delas para definir se a Piracema, aqui na Bacia Amazônica, está no tempo certo ou se deve ser antes ou depois”.

A analise dos peixes é realizada no Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Matogrossense (Nebam) na UFMT, com pesquisadores da Sema, UFMT e Secretaria de Meio Ambiente de Sinop. O monitoramento será realizado através de coletas mensais de peixes, entre os meses de outubro e março de cada ano. O tempo de pesquisa será definido de acordo com a necessidade dos estudos.

A engenheira explica que, nos últimos anos, o estoque pesqueiro da região apresentou uma redução elevada. A pesquisa também vai auxiliar na avaliação desse processo. “Isso pode ocorrer por vários motivos, entre eles, a pesca predatória e a possibilidade do período determinado para a Piracema não estar de acordo com o período de reprodução dos peixes da região. Fatores climáticos e fisiológicos podem mudar o quadro, por isso a necessidade da pesquisa”, destacou.

Na primeira coleta realizada entre os dias 20 e 23 de outubro, os dados preliminares apontam que alguns exemplares já estão prontos para reprodução. “Mas não podemos afirmar nada ainda. É a primeira coleta e o acompanhamento do processo reprodutivo dos peixes migradores deve ser feito por alguns anos”, concluiu Stedile.

Atualmente, a definição do período de defeso é estabelecida pela Resolução 56/2008, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), com base na Instrução Normativa do Ibama. (Com informações da assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet