Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Política MT

sempre unidos

Maggi e Silval acompanham balanço da operação Arco Verde em Brasília

Foto: Reprodução

Maggi e Silval acompanham balanço da operação Arco Verde em Brasília

O governador Blairo Maggi e o vice-governador Silval Barbosa devem participar da reunião de avaliação e encerramento da operação Arco Verde, instituída pelo governo federal para mitigar os graves problemas econômicos e sociais ocasionados pela operação Arco de Fogo, deflagrada pela Polícia Federal em março de 2008 para deter o desmatamento em 43 municípios da região amazônica, dentre os quais mais de 20 localizados em Mato Grosso.



Marcado para quinta-feira (12), o evento também deverá servir para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncie o Programa Nacional Contra do Desmatamento, segundo apurou o Olhar Direto. O encontro de avaliação e o anúncio presidencial devem ocorrer às 15h no Centro Cultural Banco do Brasil, onde Lula vem despachando por causa das reformas do Palácio da Alvorada.

Como o estado concentra 50% dos 36 municípios considerados os maiores desmatadores e Maggi quer mudar a imagem de Mato Grosso de grande devastador, além da sua própria, a presença dos dois líderes maiores na reunião é mais do que justificável. Maggi, segundo fontes, quer ver de perto como a Arco Verde "alterou de forma positiva" as relações econômicas e sociais nos municípios mato-grossenses.

A operação Arco Verde, em resumo, é uma parceira entre governo federal, estados e municípios, que inaugurou uma nova fase para conservação e implantação de modelos de produção sustentável e de prevenção e combate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia.

O Mutirão Arco Verde Terra Legal, como foi chamada a operação, envolveu mais de 10 ministérios para a preservação da Amazônia, além de outras instituições federais e estaduais. O mutirão concentraou ações em 43 municípios de Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, considerados prioritários para a prevenção e o controle do desmatamento. Nesses municípios se localizam 55% do desmatamento na Amazônia.

O Mutirão combinou acesso a direitos e cidadania para milhares de brasileiros com ações de regularização fundiária e combate à grilagem de terras na região. Até outubro de 2009, três caravanas do Mutirão Arco Verde Terra Legal percorreram mais de 20 mil quilômetros e mobilizaram 300 agentes do governo federal, dos estados e dos municípios. A regularização fundiária beneficiaria, inicialmente, cerca de 300 mil posseiros que ocupam terras federais não destinadas em 463 municípios dos nove estados da Amazônia Legal. A ação abrange uma área potencial de 67,4 milhões de hectares. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet