Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Final do projeto Quadrante constata redução de 66% de focos de queimadas em Cuiabá

Embora tenha chovido mais em 2009 em comparação com os índices históricos, conforme se constata pelos níveis pluviométricos atuais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano buscou melhorar a eficiência da gestão, redimensionando os Brigadistas Municipais e seus equipamentos nas operações entre os meses de julho a outubro de 2009. De atendimento e rescaldo para eliminação dos focos das queimadas, a Smades ocasionou uma melhora no atendimento das chamadas originadas via CIOSP, para as 04 brigadas municipais do Projeto Quadrante ( regiões norte, sul, leste, oeste), atendendo com a eliminação de 80% das chamadas , sendo que os não atendidos se deve ao não encontro do local, ou a múltiplas e simultâneas chamadas que impossibilitaram o deslocamento.


De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto, como efetivamente obteve-se a redução de 66% dos focos de queimadas dentro do perímetro urbano entre 2008 e 2009 em Cuiabá, temos duas condições primordiais a fazer, que os índices pluviométricos aumentaram, e que a eficiência na implantação do modelo de planejamento Urbanístico propagado pelo plano diretor e leis municipais, melhoraram também com o “congelamento” do perímetro urbano e de sua área com as mais de 1.700 autuações em terrenos baldios nos últimos dois anos. “Os novos núcleos habitacionais legais do Governo Federal (Projeto Minha Casa Minha Vida), e do Governo Estadual (Fethab), permitem que os condomínios horizontais e verticais a ocupar os espaços vazios da cidade, transformam os terrenos baldios, que são indesejados, em áreas urbanizadas, cumprido com a finalidade sócio ambiental das cidades”.

Para o coordenador do Projeto Quadrante, Vladimir Bouret, outro ponto favorável foram as parcerias com órgãos Estaduais: SEMA, Defesa civil, Corpo de Bombeiro Militar, e os Municipais: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Defesa Civil e Secretaria de Infra- Estrutura . Essas parcerias acabaram envolvendo um maior número de pessoas e equipamento na prevenção, mitigação, e combate direto aos focos de queimadas, dando no final números positivos ao projeto de Combate às Queimadas Urbanas.

A de ressaltar, que no ano de 2009 mesmo quando o calor era intenso e os índices de umidade relativa do ar estavam baixos, não ocorrem tantos focos de queimadas quando se compara com ano de 2008. Isso se deve ao trabalho de conscientização, que é a primeira parte do Projeto Quadrante, onde buscamos sensibilizar a população dos males causados pelas queimadas quando feita em área urbana. Outro fator é a ocupação imobiliária e a busca pela valorização dos terrenos, fazendo com que muitos proprietários se preocupem em manter seus terrenos murados e limpos, que além de valoriza- los, evita que o mesmo sejam notificados e multados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet