Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Balanço do Quadrante constata redução de 66% de focos de queimadas em Cuiabá

Embora tenha chovido mais em 2009 em comparação com os índices históricos, conforme se constata pelos níveis pluviométricos atuais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano buscou melhorar a eficiência da gestão no combate a queimadas, redimensionando os Brigadistas Municipais e seus equipamentos nas operações entre os meses de julho a outubro de 2009 de atendimento e rescaldo para eliminação dos focos das queimadas.


Houve uma melhora no atendimento das chamadas originadas via CIOSP para as quatro brigadas municipais do Projeto Quadrante (regiões norte, sul, leste e oeste), atendendo e eliminando os focos de incêndio em 80% das chamadas. Vinte por cento das chamadas não foram atendidas porque o local não foi encontrado, ou devido a ocorrência de múltiplas e simultâneas chamadas, o que impossibilitou o deslocamento das equipes.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto, a redução de 66% dos focos de queimadas dentro do perímetro urbano entre 2008 e 2009 em Cuiabá se explica por duas razões primordiais: o aumento dos índices pluviométricos e a eficiência na implantação do modelo de planejamento urbanístico estabelecido pelo Plano Diretor do Município e leis municipais.

“Ocorreu uma espécie de ‘congelamento’ do perímetro urbano e de sua área e foram feitas mais de 1.700 autuações em terrenos baldios nos últimos dois anos. Os novos núcleos habitacionais legais do Governo Federal (Projeto Minha Casa, Minha Vida), e do Governo Estadual (Fethab), permitem que os condomínios horizontais e verticais ocupem os espaços vazios da cidade e transformem os terrenos baldios, que são indesejados, em áreas urbanizadas, cumprido com a finalidade sócioambiental das cidades”.

Para o coordenador do Projeto Quadrante, Vladimir Bouret, outro ponto favorável foram as parcerias com órgãos estaduais,como a SEMA, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, e0 Municipais, como a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Defesa Civil e Secretaria de Infra-Estrutura . Essas parcerias acabaram envolvendo um maior número de pessoas e equipamentos na prevenção, mitigação e combate direto aos focos de queimadas, resultando no final em números positivos ao projeto de combate às queimadas urbanas.

Deve-se ressaltar ainda que no ano de 2009, mesmo quando o calor era intenso e os índices de umidade relativa do ar estavam baixos, não ocorrem tantos focos de queimadas quando se compara com 2008. Isso se deve, na avaliação dos gestores, ao trabalho de conscientização, que é a primeira etapa do Projeto Quadrante, quando se busca sensibilizar a população dos males causados pelas queimadas quando feitas em área urbana. Outros fatores são a ocupação imobiliária e a busca pela valorização dos terrenos, fazendo com que muitos proprietários se preocupem em manter seus lotes murados e limpos, o que além de valorizá-los, evita que sejam notificados e multados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet