Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Programa de Recuperação Permanente do Rio Cuiabá é lançado

O lançamento do Programa de Recuperação Permanente do Rio Cuiabá foi realizado nesta quarta-feira (12.11), no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a execução conjunta de ações visando a recuperação das áreas de Preservação Permanente (APPs) degradas, localizadas às margens do Rio Cuiabá, de forma a promover também medidas que busquem informar a comunidade, em geral, da importância da preservação ambiental.


O primeiro município a receber o projeto é Santo Antônio de Leverger, num trecho de 40 km do rio, onde inicialmente o Viveiro Itinerante já está com 200 mil mudas prontas para o plantio. Segundo diagnóstico realizado pelo Instituto Ação Verde, foram cadastradas 2.134 propriedades que possuem degradação e serão atendidas pelo projeto. Ainda será feito um levantamento das carências sociais e das comunidades ribeirinhas, algumas delas serão analisadas e atendidas pelo próprio Instituto, conforme a possibilidade.

No total, sete órgãos uniram-se para efetivamente promover ações que serão constadas ao longo dos 24 meses, de acordo com que está previsto no Termo de Cooperação. São eles a Procuradoria Geral de Justiça (MPE), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) e o Instituto Ação Verde (Ong).

A Empaer foi elogiada pelo suporte e apoio dado ao Instituto Ação Verde, na fase do diagnóstico das áreas que serão contempladas pelas ações do projeto.

Participaram da solenidade, o procurador-geral Marcelo Ferra de Carvalho, secretário da Sejusp Diógenes Gomes Curado Filho, secretário da Sema Luís Henrique Chaves Daldegan, secretário da Seder Neldo Egon Weirich, presidente da Empaer Leôncio Pinheiro da Silva Filho, presidente do Intermat Afonso Dalberto, diretor-geral da Ong Ação Verde Mauro Mendes, deputado Domingos Sávio e a promotora Ana Luiza Ávila Peterlini.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet