Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Cuiabá e Paraguai

Assinatura de Termo de Cooperação promove a preservação de rios

A preocupação com a preservação dos rios e a promoção da sustentabilidade, reuniram ontem (12), sete instituições que passam a atuar conjuntamente...

A preocupação com a preservação dos rios e a promoção da sustentabilidade, reuniram ontem (12), sete instituições que passam a atuar conjuntamente, desenvolvendo ações estratégicas para garantir o equilíbrio do meio ambiente e a atuação humana.


Com esta proposta, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA, a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – EMPAER, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural – SEDER, o Instituto de Terras de Mato Grosso – INTERMAT, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP, o Ministério Público Estadual e o Instituto Ação Verde assinaram o Termo de Cooperação Técnica em prol dos rios Cuiabá e Paraguai, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.

A parceria prevê a execução de ações de caráter educativo, preventivo e repressivo, promovendo o intercâmbio de agentes, informações e dados para o desenvolvimento de ações de recuperação e reflorestamento das áreas de preservação permanentes degradas, detectadas no cadastramento socioeconômico e ambiental realizado pelo Instituto Ação Verde no Projeto Verde Rio, que já percorreu cerca de 550 quilômetros do rio Cuiabá.

É uma união de esforços, a parceria traz um direcionamento para podermos seguir no mesmo sentido, diferente da execução de ações isoladas. O Ministério Público está ciente que sozinho, por melhor que seja a intenção, não consegue resolver muitos problemas ambientais, ai entra a importância das parcerias”, explicou Marcelo Ferra de Carvalho, Procurador Geral de Justiça.

O Presidente da EMPAER, Leôncio Pinheiro, parceiro do Projeto Verde Rio desde o início, destacou a importância do trabalho. “Cada vez mais damos sustentabilidade a essas comunidades. É importante dizer que vem outras ações de educação ambiental e além disso, as boas práticas agrícolas. Vamos promover a assistência técnica e com isso, fortalecer as comunidades ao longo do rio”.

Para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, nova parceira no projeto, o mais positivo é a integração, “nós todos estamos buscando medidas efetivas. Preservar o rio é trabalhar também pela preservação das suas margens. Nossa luta é essa e estaremos bem envolvidos”, frisou Diógenes Curado.

O Projeto Verde Rio, que busca recuperar 100% das matas ciliares degradadas dos principais rios de Mato Grosso, já cadastrou 2.134 propriedades no rio Cuiabá e seguirá, em sua próxima etapa, analisando a situação no rio Paraguai, percorrendo assim, os oito municípios banhados por esse rio. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Barra do Bugres, Dinaldo Antônio Prina, presente na assinatura do termo, o município já está se preparando para receber o projeto, “nós já vamos viabilizar a construção de um viveiro de mudas, para quando a Ação Verde chegar, nós já estarmos com uma estrutura a altura, para somarmos e podermos recuperar as áreas o mais rápido possível”.

Durante o evento, foi apresentado o Sistema de Monitoramento e Controle do Reflorestamento, que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Ação Verde e que será utilizado por todos os parceiros, atendendo a cada uma das suas atribuições. Além de conter os dados do cadastramento socioeconômico e do laudo ambiental das propriedades, o sistema vai propiciar o monitoramento dos plantios nas propriedades que forem notificadas, dando mais transparência ao processo.

“Esse sistema vai propiciar ao Ministério Público tomar as medidas cabíveis e judicialmente necessárias para promover a reparação dos danos ambientais ou fazer cessá-los, pois traz informações detalhadas das propriedades, apontando sua extensão e os responsáveis, com a sua localização”, explicou o Promotor de Meio Ambiente, Domingos Sávio.

Outra iniciativa do Instituto, é a criação de uma ferramenta que possibilita o pagamento por serviços ambientais, prestados pelas comunidades que aderirem ao projeto, através de créditos de carbono. Para o presidente do Instituto Ação Verde, Mauro Mendes, a adesão de novos parceiros ao Verde Rio é fruto da credibilidade do trabalho da instituição. “Estamos aqui consolidando uma parceria que é uma realidade, que já existe e está se ampliando, pela percepção da seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto.

Ficou marcado para o dia 04 de dezembro, ás 14 horas, uma audiência pública no município de Santo Antônio de Leverger, com a participação das 332 propriedades que apresentaram situações de degradação. Na oportunidade serão dadas informações sobre os critérios e formas de reparação aos dados ás APPD´s.

A solenidade contou com a participação de várias autoridades. Entre elas, os secretários de Estado de Meio Ambiente, Luis Henrique Chaves Daldegan; de Segurança Pública, Diógenes Gomes Curado Filho; de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich; o presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro da Silva Filho e o presidente do Instituto Ação Verde, Mauro Mendes Ferreira, além de secretários e prefeitos dos municípios envolvidos no projeto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet