Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Smades defende participação popular na gestão ambiental‏

A participação da sociedade nas decisões sobre o gerenciamento da área urbana e ambiental de Cuiabá será defendida pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto, durante a 4ª Conferência da Cidade de Cuiabá. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico (CMDE) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) são, na avaliação do secretário, os espaços ideais para a tomada de decisões sobre o tipo de cidade que Cuiabá pretende ser. E para que isso ocorra da forma mais democrática possível.


A 4ª Conferência da Cidade de Cuiabá acontece nos dias 17 e 18 de novembro, das 8 às 18 horas, no Cenarium Rural, e é aberta à sociedade. O tema deste ano é "Cidade para todos com gestão democrática, participativa e controle social".

Archimedes Neto entende que é importante o envolvimento de toda a comunidade. A palestra sobre o tema "Smades, CMDE/Condema e Coleta Seletiva de Lixo", a ser proferida pelo secretário, começa às 14 horas desta terça-feira (13).

Nas reuniões dos conselhos serão propostas políticas públicas a serem adotadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), entre elas a definição dos locais ideais para publicidade, para que não interfiram no visual da capital; a escolha das áreas de interesse ambiental; a destinação e a coleta seletiva do lixo; novas diretrizes para elaboração de relatórios de impacto de vizinhança, para empreendimentos do tipo condomínio, entre outras.

A ideia, conforme Archimedes Neto, é adequar Cuiabá aos novos tempos, para que ela se transforme um uma cidade organizada e moderna, uma necessidade para ser a subsede da Copa do Mundo de 2014. Segundo o secretário, um projeto que nasceu das reivindicações populares trata da preservação dos recursos hídricos de Cuiabá, que passa pela recuperação dos 24 córregos que cortam a cidade. Nesse sentido, um estudo inédito para identificação e demarcação das nascentes e olhos d'água vem sendo desenvolvido pela Smades e será concluído ainda em novembro. Também da vontade popular surgiram projetos como uma arborização mais intensa da cidade e uma fiscalização maior sobre os terrenos baldios.

Arquimedes Neto explica que muitas mudanças já estão ocorrendo e que elas podem ser imperceptíveis no primeiro momento. Porém, ele argumenta que a Smades está seguindo um caminho e trabalhando de acordo com os recursos existentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet