Olhar Direto

Quinta-feira, 27 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

AGUACEIRO

Previsão é de chuvas acima da média e Defesa Civil faz alerta

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República, emitiu alerta sobre as chuvas no trimestre. As previsões dos meteorologistas são de que as chuvas devem ocorrer acima da média em parte significativa de Mato Grosso, nas regiões Sul, Oeste e Leste, região do Alto Araguaia e Pantanal.


O grande volume de chuva registrado nesta época (dezembro, janeiro e fevereiro) é tradicionalmente causado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mas será ainda mais intenso neste ano devido ao fenômeno El Niño. Por isso, excluído o Norte, todo o Estado precisa se preparar para muitas precipitações. Já as temperaturas ficarão dentro do normal.

Apenas o princípio do que a estação promete foi verificado nas chuvas da última semana. A instabilidade que já estava deixando o tempo nublado em boa parte do Estado foi intensificada pela frente fria que atuou sobre o Sudeste e um significativo volume de água foi registrado. Para os próximos dias, a previsão ainda é de tempo nublado, com mais pancadas de chuva em todo Mato Grosso.

Alerta

Apesar da chuva que cai sobre Cuiabá desde a madrugada de hoje (7), até o momento a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência de alagamento na cidade, conforme destacou o coordenador da Defesa Civil, José Pedro Zanetti. “Ainda não temos nenhum chamado para alagamentos ou ocorrências graves. Está chovendo por muito tempo, porém sem muita intensidade”, pontuou.

Zanetti afirmou que logo no início da manhã percorreu alguns trechos que costumam alagar, mas a situação ainda é considerada normal. “Já estivemos na região do Córrego do Gambá, por exemplo, mas o nível de água ainda está bem seguro”, disse o coordenador.

A Defesa Civil alerta para que os cidadãos que moram na beira de córregos e próximos a rios devem ficar atentos para alterações bruscas no nível das águas. Zanetti informa que em qualquer situação de emergência deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou na Coordenadoria da Defesa Civil, 065 8452-5145.
 
(Com informações da assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet