Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Amazônia

Mato Grosso perde lugar para o Pará e cai para 3º no desmatamento 2008

O desmatamento em Mato Grosso caiu para terceira posição em relação ao ano passado, contribuindo com 6% do desmatamento da Amazônia e destruindo 22% do total de 26km² de florestas devastadas, constatou o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). No ranking do ano passado relatado pela mesma instituição, o estado havia ficado em segunda posição, perdendo apenas para o Pará.


Ao todo, foram registrados o desmate de 75km² de floresta, área que é equivalente a cerca de duas vezes o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Esse novo número, é 21% maior em relação a pesquisa realizada no ano de 2008, quando o desmatamento somou uma área de 21km². 

Quanto à situação fundiária, a maioria (66%) do desflorestamento ocorreu em áreas privadas ou em diversos estágios de posse, informa o instituto. O restante do desmatamento foi registrado em assentamentos de reforma agrária (28%) e 6% em unidades de conservação.

O desmatamento, segundo o Imazon, ocorreu em maior proporção no Pará (69%). Depois vêm Amazonas (11%), Mato Grosso (6%), Acre (5%), Rondônia 5%) e Roraima (4%).

 Em novembro de 2009, as florestas degradadas (parcialmente destruídas) somaram 29 km². Desse total, 55% ocorreram no Pará, 22% em Mato Grosso, 13% no Amazonas e 10% em Rondônia.

A organização ressalta que, devido à cobertura de nuvens, foi possível monitorar 68% da Amazônia Legal (exceto o estado do Maranhão, que não foi objeto de análise). Com informações dao Gloobo Amazônia
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet