Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Investigação

Crime ambiental: esgoto vaza no Lago

O Secretário do Meio Ambiente de Cascavel, Luiz Carlos Marcon, garantiu que a situação será investigada pelos técnicos da secretaria e que a responsabilidade pela falha será apurada.

O Secretário do Meio Ambiente de Cascavel, Luiz Carlos Marcon, garantiu que a situação será investigada pelos técnicos da secretaria e que a responsabilidade pela falha será apurada. “Em situações como estas nós precisamos pedir esclarecimentos e ver quem tem a responsabilidade. Se comprovado o crime ambiental os culpados serão responsabilizados e multados. Todas as providências serão tomadas a partir de segunda-feira”.


A investigação ficará sob responsabilidade do engenheiro da Secretaria do Meio Ambiente, e é possível que a água do lago passe por análise para que o impacto seja verificado, as imagens registradas podem servir de prova de que a falha realmente aconteceu.

Foram litros e litros de uma água cinza esverdeada, que cheirava a podre despejados diretamente no lago, o local onde o esgoto atingiu a água ficou visivelmente afetado. Quem passou pelo lago se assustou com a poluição e agressão ao meio ambiente, e teve que enfrentar o mau cheiro trazido pelo vazamento.

O local do vazamento fica perto do acesso do lago pelo Bairro Caravelli e o esgoto, antes de atingir a água, passava pela pista de caminhada. A família de Rogério da Silva que veio de Cafelândia até encurtou o passeio, por causa de um cheiro que estava incomodando. “Parece cheiro de esgoto, um cheiro muito forte, bem desagradável”, afirmou.

Cleverson, também passou pelo local e mal podia acreditar no que encontrou no caminho. “Dia do Natal a gente sai pra dar uma passeada e acaba se surpreendendo com isso, uma falta de vergonha”, ressalta Cleverson Fernandes. Ao observar de onde vinha o cheiro de podre, ele completou a indignação: “Então é lixo, isso contamina a água e contamina os peixes”.

A assessoria de comunicação da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) deu sua versão sobre o acontecido. Um acidente de carro teria ocasionado a falta de energia na região, com isso a estação elevatória que bombeia o esgoto da região até o local de tratamento ficou sem energia.

“Nós temos um gerador para casos de falta de energia, mas o equipamento passou por um curto e a equipe da Sanepar não foi avisada na hora”, afirmou a assessora Angela Dudczak. Ela não soube informar por quanto tempo o esgoto ficou vazando nem qual a quantidade despejada. “Na verdade nós temos dois sistemas para levar o esgoto, um que utiliza o próprio declive do terreno e o outro de bombeamento, foi este segundo que ficou prejudicado. Eu acredito que foi por cerca de uma hora, mas não temos a informação precisa”.

O esgoto se refere a uma área. Uma equipe foi enviada ao lago para fazer uma primeira avaliação dos danos. “Eles fazem a limpeza do local e podem realizar as primeiras ações de recuperação, como a aplicação de cal no solo atingido para recuperar o PH da área”, garantiu Angela. Além disso, deve ser feita análise da água para saber qual foi a extensão dos danos. A preocupação é relevante, pois a água do lago, indiretamente, segue para o abastecimento das casas.

Na manhã de ontem (26), o cheiro na região do incidente ainda era muito forte e foi percebido pelas pessoas que caminhavam. Apesar de o esgoto não estar mais escorrendo ainda era possível ver restos dos dejetos que vazaram, os moradores confirmaram que o vazamento durou pelo menos uma hora e reclamaram que o cheiro foi insuportável. Perto do meio-dia uma equipe da Sanepar chegou ao local para avaliar a situação e tomar as primeiras providências, os técnicos não quiseram, no entanto, se manifestar sobre as primeiras impressões acerca do prejuízo ambiental causado
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet