Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

falta área

Sema embarga aterro e Cuiabá fica sem definição

A “novela” que envolve o aterro sanitário de Cuiabá está longe do capítulo final. Mais uma vez a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) avaliou impróprio o estudo apresentado pela Prefeitura de Cuiabá sobre as três áreas para criação do aterro sanitário. Como se já não bastasse, também embargou a proposta sugerida pela administração para que as 470 toneladas de lixo recolhidas diariamente na capital sejam depositadas na mesma vala de resíduos sépticos.


Para que a situação não se agrave ainda mais, já que o atual aterro está com os dias contatos, a Sema liberou uma licença ambiental para abertura de uma área emergencial por seis meses no próprio aterro.

Em entrevista ao Olhar Direto, a coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Solange Fátima de Oliveira Cruz, explica que optou por uma área com grandes indícios da contaminação das águas subterrâneas pelo chorume, com a intenção de que a prefeitura realize a impermebialização do local.

“Não poderíamos aprovar a proposta inicial da adaministração municipal porque iria comprometer os resíduos do setor da saúde. Mas a implantação do aterro nesse novo local irá minimizar a contaminação do lençól freático”, declarou

A coordenadora ressalta ainda que o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima) sobre as três opções para o aterro são inviáveis por estarem próximo ao aeroporto. Dessa forma, segundo ela, seria necessário que a prefeitura obtesse uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o funcionamento.

"Somente com a autorização da Anac podemos liberar a área", pontua.O aterro está localizado no bairro Barreiro Branco, no distrito do Coxipó do Ouro, e opera em estado de emergência desde novembro de 2008.

O procurador municipal Ussiel Tavares explica que trata-se de uma medida emergencial até que os estudos sejam finalizados. “É apenas uma solução imediata a curto prazo. Sabemos que o atual aterro está praticamente no limite e como o relatório ainda não finalizado tomamos como providência essa área que está disponível no mesmo local”, disse.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet