Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

erro

Navio chinês encalhou em área protegida por cansaço, diz Austrália

Um erro de navegação, provocado pelo cansaço de um oficial, levou um navio chinês a encalhar na Grande Barreira de Corais da Austrália, provocando um vazamento em uma área de excepcional biodiversidade marinha. Segundo as autoridades ...

Um erro de navegação, provocado pelo cansaço de um oficial, levou um navio chinês a encalhar na Grande Barreira de Corais da Austrália, provocando um vazamento em uma área de excepcional biodiversidade marinha.


Segundo as autoridades australianas, o oficial de guarda que pilotava o navio no momento do acidente só havia dormido duas horas e meias nas 37 horas precedentes.

"Uma simples sucessão de erros da parte de um membro da tripulação extremamente cansado levou ao encalhe", afirma um relatório oficial divulgado durante a audiência desta quinta-feira (15), em um tribunal do capitão e do oficial em questão, detidos e indiciados.

O capitão Wang Jichang, 47 anos, e o oficial vigia Wang Xuegang, 44, foram liberados sob fiança e comparecerão novamente ao tribunal em 9 de junho. Xuegang teve que entregar o passaporte à Justiça australiana.

O navio Shen Neng 1, que transportava 65.000 toneladas de carvão, encalhou no dia 3 de abril em um banco de areia da costa do Estado de Queensland e foi rebocado para uma ilha na segunda-feira (12).

O acidente provocou a ruptura de um tanque de combustível e o início de um vazamento.

O navio, que segundo as autoridades australianas seguia uma rota ilegal, deixou uma mancha de quase três quilômetros na Grande Barreira de Corais, área turística protegida e o maior atol de coral no mundo, com mais de 2.000 quilômetros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet