Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Corrida marca o Dia de Mobilização Mundial em Defesa da Água em duas cidades do país

Uma corrida no centro do Rio de Janeiro, seguida de atividades educativas e um show musical marcaram hoje (18) na capital fluminense o Dia de Mobilização Mundial em Defesa da Água. Houve ações simultâneas em 149 cidades de 45 países, entre elas São Paulo, Buenos Aires, Chicago, Londres, Cidade do Cabo, Milão, Toronto e Cingapura.


No Rio, 1.800 pessoas participaram da corrida, que teve a largada na Praça da Apoteose, no Sambódromo, percorreu a Avenida Presidente Vargas e terminou no Sambódromo. O percurso foi de 6 quilômetros, a mesma distância que mulheres e crianças andam diariamente para obter água em locais onde esses recursos é escasso.

A iniciativa de procurar soluções para evitar a falta de água no mundo é ancorada pela Dow, uma indústria química que associa inovação aos princípios de sustentabilidade e cujos produtos são comercializados em 160 países. Em cada país que sedia o evento Dow Live Earth Run For Water, 10% do total arrecadado com o valor pago pelas inscrições para a corrida ou vindo de doações, são direcionados para organizações não governamentais que trabalham para combater a escassez da água.

No Brasil, a escolhida foi a ONG Instituto ­e, que vai reverter a verba para o projeto Fundo de Boas Práticas Socioambientais em Microbacias (Funboas), criado pelo Comitê de Bacias Lagos São João, no estado do Rio de Janeiro. O comitê reúne os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação de Búzios, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.

O diretor de sustentabilidade de plásticos da Dow, Bruno Pereira, explicou que “no Brasil a preocupação é com a preservação das fontes de água. Queremos evitar que elas sequem ou que fiquem poluídas ao ponto de não poderem mais servir à população, à fauna ou à flora”.

No caso da Bacia São João, o executivo destacou que este projeto é um mecanismo para incentivar a preservação dos recursos hídricos, recompensando os agricultores familiares da região por suas práticas que melhoram as condições ambientais de seu território, da sua comunidade e de suas propriedades.

Em São Paulo, cerca de 3,5 mil, segundo a avaliação dos organizadores, participaram em São Paulo, da corrida.

Realizada no Jockey Club de São Paulo, na zona sul da cidade, a corrida reuniu atletas amadores e profissionais. O percurso foi igual em todas as localidades: 6 quilômetros.
Pelo lado masculino o vencedor da prova foi o atleta profissional Adriano Bastos, heptacampeão da Maratona da Disney, nos Estados Unidos, ocorrida em janeiro último. Ele completou o trajeto com tempo de 18m20s. Na categoria feminina a ex-moradora de rua Ana Luiza Garcez foi a campeã com tempo de 12m29s. Embora jápratique corrida há 10 anos, Luiza Garcez é considerada amadora.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet