Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Créditos de carbono serão negociados em Bolsa

A inauguração da Bolsa de Títulos e Ativos Ambientais do Brasil (BTAAB), no dia 16 de março em Goiânia (GO), marcou uma nova etapa para o Programa Brasil Mata Viva. Por meio de uma parceria com a empresa Markit, que irá registrar os títulos de créditos de carbono provenientes das áreas que integram o programa, os produtores poderão negociar seus créditos como qualquer outro produto. O deputado Mauro Savi foi representado na inauguração da BTAAB pelo presidente da Associação São Lourenço Mata Viva, Edson Menezes.


Os títulos de créditos de carbono serão emitidos com base no levantamento e estimativa (inventário) feito pela IMEI Consultoria e parceiros. O georeferenciamento é feito pela MidiaGeo Tecnologia, uma empresa de Geotecnologias e Engenharia, sediada em Cuiabá (MT), com atuação em todo o Estado de Mato Grosso.

Já a emissão dos títulos será acompanhada, validada e certificada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), juntamente com o Idesa (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Sócio-ambiental). “Neste modelo não propomos doação e sim, investimentos, tornando proteção ambiental em oportunidade de desenvolvimento”, disse Maria Tereza Umbelino, coordenadora do Programa Brasil Mata Viva.

O Estado de Mato Grosso está concretizando o terceiro projeto do Programa Brasil Mata Viva. Depois de implantar o Xingu Mata Viva e o São Lourenço Mata Viva, agora é a vez do Teles Pires Mata Viva. Uma audiência para discutir essa terceira iniciativa será realizada amanhã (30) no município de Colíder. O evento iniciará às 13 horas, no CTG “Porteira Aberta”.

A audiência foi convocada pelos deputados José Riva (PP) e Mauro Savi (PR). A exemplo do Xingu Mata Viva e do São Lourenço Mata Viva que já foram reconhecidos como de interesse público e socioambiental, por meio das leis 8.981 e 9.286 respectivamente, já tramita projeto de lei, de autoria dos deputados José Riva e Mauro Savi, para o reconhecimento do projeto Teles Pires Mata Viva.

O Programa Brasil Mata Viva é uma articulação de produtores rurais, organizações, instituições privadas e públicas a exemplo do IBAMA, que é o órgão gestor do programa de regularização de áreas rurais do Brasil e chancelador da metodologia Brasil Mata Viva. Os recursos investidos na atividade de preservação e proteção ambiental se transformam em investimentos e atividades produtivas.

Além dos três projetos que estão sendo desenvolvidos no Mato Grosso, estão em desenvolvimento o Araguaia Mata Viva em Goiás, e oRio Preto Mata Viva, na Bahia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet