Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Política MT

Valtenir visita municípios do Nortão

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) visitou neste domingo os municípios de Colniza, Apiacás e Alta Floresta em mais uma iniciativa do movimento Mato Grosso Muito Mais. Neste fim de semana, porém, a agenda não pôde contar com a presença do pré-candidato ao governo pelo PSB, Mauro Mendes, devido ao estado de saúde do seu pai. O parlamentar foi recebido em Colniza por Dito, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, além de madeireiros, empresários, trabalhadores rurais, comerciantes e moradores locais. O foco da reunião foi a regularização das terras para o desenvolvimento da região.


Uma das principais reclamações do madeireiro Ademir Zanatta é o fato de o órgão responsável pelo meio ambiente aplicar multas sem procurar saber se as atividades estão gerando renda. “Eles aplicam a multa sem saber se a atividade está desenvolvendo o município, com isso acaba prejudicando o crescimento da região”, comenta o madereiro.

Segundo o madeireiro uma das soluções para o problema é o manejo sustentável. “Temos que mudar a mentalidade do pessoal. Precisa ser feito o manejo sustentável, a regularização das terras, mas isto é muito burocrático”, diz Zanatta.

Para o pré-candidato a deputado estadual Dito, o crescimento da região depende da regularização das terras. “A economia desta área é formada pelas madeireiras, pelos assentamentos e por vários produtores, mas infelizmente estas terras não estão regularizadas. Como uma agência financiadora pode investir numa terra que não possui escritura?”, questiona Dito.

O comerciante Renan Caxias comentou que o comércio local sobrevive dos assentamentos. “Somos o maior produtor materno de bovinos. Temos o maior assentamento do estado com cerca de 3.500 trabalhadores rurais. A prioridade do nosso município é conseguir a regularização das terras para termos inventivos, trazendo o desenvolvimento da região”.

O deputado Valtenir disse que o manejo sustentável é a linha de pensamento que está sendo adotado em seu trabalho. O parlamentar ainda citou que tudo foi feito sem nenhuma orientação do poder público. “Todo mundo foi incentivado para vir, abrir, produzir, plantar, depois vem o poder público e fala que está tudo feito de maneira errada, sendo que eles não deram nenhuma orientação”, explica Valtenir.

Valtenir concluiu a reunião citando que o município receberá uma Vara do Trabalho, uma creche e recursos no valor de R$ 1,8 mi para investir no Centro de Óleo Químico. Após passar por Colniza, o parlamentar visitou o município de Apiacás e depois seguiu para o encerramento da Expoalta (Feira de Exposição) em Alta Floresta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet