Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias

farpas trocadas

Candidatos 'consagram-se' vencedores de debate na TV

Mesmo inexistindo qualquer sistema conhecido de pontuação ou simples indicação de um ganhador, os três candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto a governador de Mato Grosso – Mauro Mendes (PSB), Silval Barbosa (PMDB) e Wilson Santos - reclamaram para si a ‘vitória’ do debate promovido pela TV Record regional na segunda-feira (20), durante seus respectivos programas eleitorais televisivos divulgados nesta quarta-feira (22).


Além da imposição como ganhadores de algo em que inexiste vencedor, a propaganda eleitoral gratuita também foi marcada por acusações contra o governador Silval Barbosa e a utilização de índices que podem iludir e influenciar o eleitor.

Programa WS

O programa eleitoral de Wilson Santos começa justamente com a narração da suposta vitória do tucano e com a afirmação de vitória e de que o ex-prefeito de Cuiabá possui as melhores propostas para governar Mato Grosso. O candidato então utiliza imagens do debate, nas quais falas das propostas para os setores da saúde e educação.

Em seguida, a programação do tucano afirma que o governador Silval Barbosa e o empresário Mauro Mendes “trocaram pesadas acusações” durante o debate, eximindo-se de ter feito o mesmo. Neste momento, a propaganda eleitoral utiliza imagens do debate em que o peemedebista e o socialista denunciam um ao outro.

Fechando o bloco sobre o debate, o programa de Santos diz que, “depois do roubo de R$ 44 milhões, mais um escândalo se abate sobre o Governo do Estado”. Então é reprisada a imagem do debate na qual o candidato do PSDB anuncia o ‘perdão’ da dívida da Fertipar, para na próxima sequência mostrar imagens do decreto 23111/09, o qual é apontado como responsável pela anistia da dívida.

Programa SB

Coincidentemente, o programa eleitoral do candidato a reeleição Silval Barbosa também começou com uma narração atestando o fato de ele ter sagrado-se “o grande vencedor do debate”. O narrador também sugere que o governador tenha mantido a calma e, por isso, demonstrado ser o mais preparado. Então começa uma pequena reprise de imagens do debate, nas quais o peemedebista fala das propostas de governo e sorri enquanto explano.

Então a propaganda eleitoral pula para uma próxima etapa, na qual o governador fala das propostas para saúde, segurança e educação. No caso do último setor, Silval salienta o fato de Mato Grosso ter assumido a segunda posição de melhor Ensino Fundamental, de acordo com dados do Ideb. Entretanto, essa fase do ensino é, na maior parte das vezes, de responsabilidade municipal. Portanto, esse dado é, principalmente, reflexo do trabalho das Prefeituras e não do Estado.

Programa MM

Assim como o programa dos outros dois candidatos já descritos, a propaganda do candidato Mauro Mendes também começa com a narração de que o socialista foi o “vencedor do debate”. Entretanto, o socialista não explorou a reprise de imagens da ocasião como nos casos anteriores.

Por outro lado, Mendes divulga dois processos de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro que correm no Tribunal de Justiça de Mato Grosso contra o governador Silval Barbosa do período noqual ele exerceu mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Com imagens da ação, o candidato do PSB mostra relações do peemedebista com empresas do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro,, condenado pela Justiça como líder do crime organizado em MT.

Programa Magno

O candidato Marcos Magno (PSOL) foi o único a não utilizar o artifício de que foi o vencedor do debate promovido pela TV Record. No entanto, ele utilizou o espaço, reservado a fim de se divulgar propostas a sociedade, para ligar os concorrentes como aliados. “Eles fingem ser inimigos”, declarou.

Com imagens de arquivo, Magno relembra o fato de Silval Barbosa e Mauro Mendes terem sido aliados em 2008. Ele também cita o fato de Mendes ter financiado a campanha de Blairo Maggi (PR) por duas vezes, o qual foi apoiado por Jaime Campos (DEM) tanto em 2002 quanto em 2006, que por sua vez apóia Wilson Santos (DEM) na atual eleição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet