Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias

margem apertada

Silval Barbosa venceria no primeiro turno com 50,59% dos votos válidos

O governador Silval Barbosa (PMDB), candidato a reeleição, caso as eleições fossem hoje, venceria no primeiro turno com 43% das intenções de voto, segundo pesquisa do instituto Gazeta Dados. Ou seja: o peemedebista aparece no limite para uma vitória em primeiro turno, pois teria 50,59% dos votos válidos. Mauro Mendes, candidato do PSB, aparece em segundo lugar com 27%, o que daria 31,76% da votação válida. Wilson Santos (PSDB) teria 15% das intenções, o que daria 17,65% dos votos válidos. 


Em qualquer pesquisa, para se chegar aos votos válidos são retirados brancos, nulos e o índice de indecisos é dividido entre os candidatos de forma proporcional. Esta é a quarta rodada de pesquisas do instituto.

Em relação ao levantamento anterior, realizado entre os dias 18 e 19 de setembro, Silval oscilou 3 pontos percentuais dentro da margem de erro, da mesma forma como Mendes. O principal adversário do peemedebista teve crescimento de 1 ponto percentual, saindo de 26% para 27%. Já o tucano Wilson Santos permaneceu com os mesmos 15% apontados desde a segunda rodada, feita de 3 a 5 de setembro. Marcos Magno (PSOL), que vinha apresentando 1% da preferência dos eleitores, não pontuou.

Entre a primeira rodada do Gazeta Dados, realizada ainda em agosto, antes do início do horário eleitoral gratuito, Silval Barbosa começou com 31% e, depois de crescer 12 pontos, foi a 48%, caiu para 46% e agora está com 43%.

O empresário Mauro Mendes, que começou na terceira colocação com 15%, foi a 21%, depois 26% e hoje tem 27%. Já o candidato tucano iniciou a campanha pela sucessão ao governo com 23%, caiu para 15%, índice que se manteve até o último final de semana. Foram 8 pontos percentuais perdidos que, pelo comportamento dos números, acabaram repassados a Mendes, resultando no aumento do índice do candidato do PSB, segundo análise do jornal A Gazeta.

Também no voto estimulado, categoria quando o eleitor tem acesso à lista de candidatos, o número de indecisos mostra uma oscilação expressiva. Eram 23% e agora totalizam 12%, 11 pontos percentuais a menos. O total de votos nulos e brancos sai de 7% para 3%, um recuo de 4 pontos percentuais. O Gazeta Dados vai divulgar a quinta e última rodada regional de pesquisa no dia 3 de outubro.

Na evolução do voto espontâneo, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, teve um crescimento de 17 pontos percentuais, saindo de 15%, passando a 30%, 31% e agora 32%. A escolha na modalidade espontânea é considerada por estatísticos como o voto consolidado porque o eleitor responde ao entrevistador em qual candidato vai votar, sem acesso a relação oficial de candidatos.

Mauro Mendes chegaria em 3 de outubro em segundo lugar com 19% da preferência dos eleitores, uma elevação de 11 pontos desde a primeira rodada estadual. Mendes iniciou com 8%, foi a 13%, esteve em 15% e hoje apresenta 19%.

Já o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), nos quatro levantamentos do instituto, manteve o índice de 10%. Marcos Magno não pontuou na modalidade de voto espontâneo. Enquanto brancos e nulos caíram de 7% para 4%, o total de indecisos recuou significativamente de 60% para 35%, 25 pontos percentuais.

Realizada nos dias 25 e 26 de setembro, a pesquisa do Gazeta Dados foi realizada em 40 municípios, divididos em sete regiões de Mato Grosso, ouvindo 1 mil eleitores. Com margem de erro de 3% variando para mais ou para menos, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob o número 39.272/2010. O instituto aplica a técnica Survey de questionários padronizados capazes de gerar resultados representativos do eleitorado mato-grossense.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet