Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Riva destaca importância cidadã do Parlamento Mirim

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), participou do lançamento da 3ª Legislatura do Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (15.03). O projeto é voltado para alunos de 5ª a 9ª séries de quatro municípios que concorrem às 24 vagas disponíveis. Na oportunidade, foi assinado o termo de cooperação técnica. Riva destacou a importância do projeto, que repassa noções de cidadania e política aos jovens.


“Eles aprendem o que um político faz, inclusive, para depois terem condições de cobrar deles. Então, foi muito importante quando a Casa de Leis lançou o Parlamento Mirim, diga-se, uma bela iniciativa do ex-deputado Humberto Bosaipo, que tinha certeza de que, no mínimo, poderíamos passar uma noção de cidadania a esses jovens”, declarou Riva.

O Parlamento Mirim foi criado pela Resolução 344 de 21 de outubro de 2001, de autoria do ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas, Humberto Bosaipo. O programa possibilita aos estudantes das escolas públicas e privadas participarem do processo democrático por meio de uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa, com diplomação, posse e exercício de mandato. Inclusive, alguns projetos elaborados pelos parlamentares mirins já foram aperfeiçoados e apresentados na Casa de Leis.

O primeiro secretário da Mesa Diretora da 2ª Legislatura Mirim, o estudante Elias Dutra, afirmou que participar do Parlamento Mirim mudou sua visão sobre política. “Não só a minha como dos outros parlamentares mirins. Fez com que a gente estudasse mais e conhecemos uma classe de Poder, que pode trazer benefícios para a sociedade. Com isso, começamos a nos preocupar com as necessidades das escolas, com outros olhos e também a buscar soluções”, afirmou Dutra.

O secretário de Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa, Abílio Camilo Fernandes disse, por exemplo, que uma proposta elaborada por parlamentar mirim, sobre alfabetização, chegou a ser apresentada em Plenário, após ter sido aperfeiçoada. “O programa trabalha com a formação do cidadão de uma forma que, o jovem tenha a oportunidade de conhecer o processo político, vivenciar os trâmites legislativos e, até fazer a diferença na sua comunidade. É um desafio para esta Casa e para o Planejamento Estratégico. Há muito por fazer com o apoio da Casa e dos parceiros e assim, esta 3ª legislatura será um sucesso”.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Humberto Bosaipo, esteve presente e disse que a discussão traz amadurecimento político dos jovens. “Estamos preparando líderes para governar o Brasil”, concluiu Bosaipo. Representantes de 17 escolas privadas, estaduais e municipais participaram do lançamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet