Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Conselheiro Substituto integra lista de nomes sugeridos para ministro do TCU

O auditor substituto de conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Luiz Henrique Lima, foi um dos 60 nomes votados no processo de livre indicação para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) realizado pela União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar). A entidade vai oferecer um nome para o Congresso Nacional, que em breve terá que preencher a vaga atualmente ocupada pelo ministro Ubiratan Aguiar – cuja aposentadoria ocorrerá em julho.


O Congresso Nacional não é obrigado a acatar a sugestão, mas o processo conduzido pela Auditar tem grande relevância notadamente porque é feito por uma instituição formada por profissionais que atuam no próprio Tribunal de Contas da União. Além disso, a lista produzida conta com nomes considerados notáveis, como da ex-senadora e ex-candidata à Presidência Marina Silva e o senador Cristovam Buarque, e de profissionais de carreira de diversos órgãos de controle externo.

Denominado “Indique seu Candidato a Ministro”, o processo de escolha entrará agora na segunda etapa, que consiste em uma votação à qual se submeterão apenas os nomes inicialmente relacionados e que tenham formalmente autorizado a inclusão no próximo sufrágio. Dos 60 nomes sugeridos livremente, apenas 23 autorizaram a inclusão para a eleição. Os cinco nomes mais votados integrarão a lista para votação em segundo turno.

“Autorizei a inclusão do meu nome para essa segunda etapa porque também apoio o processo desencadeado pela Auditar. Ainda entendo que a indicação do meu nome fortalece a imagem do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que tem sido uma instituição referência entre os órgãos de controle externo”, disse Luiz Henrique Lima, que agora é um dos 23 nomes que estão sendo submetidos a processo de votação pela página da Auditar na internet (de 15 a 18 de março).

Votantes

Na primeira etapa do processo, participaram cerca de 2.500 auditores do TCU, entre ativos e inativos, filiados ou não à Auditar. Cada um teve o direito de indicar livremente até três nomes (a lista está disponível no site www.auditar.org.br).

A comissão responsável pelo processo de escolha conta com a participação do próprio ministro Ubiratan Aguiar, que deixou recentemente a presidência do TCU. Aguiar foi escolhido ministro na quota do Congresso Nacional, que divide com o Poder Executivo a competência de escolher ministros para o Tribunal de Contas da União. O TCU é composto por nove ministros.

Luiz Henrique Lima é auditor substituto de conselheiro do TCE-MT desde 2009, aprovado em concurso público. Ex-auditor do TCU, Lima foi vereador, deputado estadual e duas vezes secretário de Estado no Rio de Janeiro. Lima também foi aprovado em concurso público para auditor substituto de conselheiro para o TCE do Amazonas. Autor de livros, o conselheiro substituto leciona disciplinas relacionadas a controle externo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet