Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Memorial visa provocar a reflexão sobre o voto consciente, diz presidente do TRE

Com palavras que ressaltam a importância da Justiça Eleitoral para a consolidação da democracia brasileira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rui Ramos Ribeiro, acompanhado de diversas autoridades dos Poderes Judiciário Estadual, Judiciário Federal, Legislativo e Executivo, entregou à população de Mato Grosso, na tarde desta quinta-feira, 17 de março, o Memorial da Justiça Eleitoral.


'Desde sua implantação, em 1932, a Justiça Eleitoral em todo o país, e em especial em Mato Grosso, tem envidado esforços no sentido de aprimorar cada vez mais o mecanismo do voto, como ferramenta que venha exprimir de forma fiel a vontade popular", disse o presidente do TRE-MT. Ele observou ainda que, ao resgatar a história da Justiça Eleitoral, com os avanços e retrocessos da democracia brasileira, o Tribunal provoca no eleitor 'a reflexão sobre a importância de se votar de forma consciente e de se combater todas as formas de corrupção eleitoral".

A cerimônia contou com uma homenagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que lançou um selo alusivo ao Memorial da Justiça Eleitoral. 'Com tradição na luta pela lisura, eficiência e transparência no processo eleitoral, o Tribunal Regional de Mato Grosso desempenhou papel central na concepção da urna eletrônica, e se mantém em constante atualização, com o intuito de aperfeiçoar de forma contínua o processo eleitoral", destacou o diretor regional adjunto dos Correios, Dilson Antônio Leocácio da Rosa.
Ao entrar no espaço, o visitante percorre a linha do tempo do exercício da democracia, por meio do voto, tendo acesso a informações e imagens, de forma interativa, das urnas utilizadas no período colonial (conhecidas como pelouro), urnas de lona, metal e madeira, cédulas de votação, gravuras, fotos, atas de votação e outros documentos históricos.
A inauguração do Memorial marca o início das comemorações dos 80 anos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que serão celebrados em 2012.
O rico acervo do Memorial já está disponível para pesquisadores, acadêmicos, historiadores e população em geral, das 13 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Escolas interessadas em agendar visitas de alunos podem fazê-lo pelo telefone 3362-8112 ou 3362-8113. O Memorial fica na Casa da Democracia, anexo ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, na avenida Rubens de Mendonça, número 8055, Cuiabá.

Também estiveram presente à cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Vidal; o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, desembargador aposentado Paulo Inácio Dias Lessa, na ocasião representando o governador Silval Barbosa; o desembargador Omar Rodrigues; o desembargador Antônio Bittar; a desembargadora Shelma Lombardi de Kato; o desembargador Orlando de Almeida Perri; o desembargador Guiomar Teodoro Borges; o juiz federal José Pires da Cunha; o deputado federal Valtenir Pereira; o deputado federal Wellington Fagundes; o comandante do 44º Batalhão, tenente coronel Mário Marszalek; o general de brigada e comandante da 13ª. Brigada de Infantaria, João Batista Carvalho; a secretária da Escola Judiciária Eleitoral do TRE de Goiás, Mary Denise Martins; e o professor mestre Júlio Abe, arquiteto e museólogo responsável pelo projeto expográfico do memorial.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet