Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Política MT

DIREITOS HUMANOS

Gilney Viana coordena resgate da memória de presos políticos

Mato Grosso ganhou um representante de peso na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Gilney Viana, o primeiro deputado federal eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, assumiu a coordenação do projeto Direito à Memória e à Verdade, que tem por objetivo resgatar a memória e a história dos perseguidos políticos no país.


Ex-preso político, Viana recebeu o convite diretamente da ministra Maria do Rosário e acumula também o cargo de assessor especial. Segundo ele, o projeto que ele passa a coordenar se conecta umbilicalmente à Comissão da Verdade, que é um dos itens mais importantes do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3).

“Este projeto se conecta ao projeto de lei 7376/2010 que cria a Comissão da Verdade. A idéia é criarmos condições na sociedade para que se possam oferecer elementos à comissão para que seja resgatada a memória das vítimas dos regimes ditatoriais. Este trabalho inclui não apenas o regime militar, mas também as pessoas atingidas durante o governo do ex-presidente Getúlio Vargas”, revelou Viana em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

A Comissão da Verdade, enfatiza Viana, prevê 27 ações programáticas e o eixo número seis trata especificamente do direito à memória e à verdade em relação às crimes políticos como mortes, tortura e desaparecimentos.

“O plano está em execução. Queremos com isso despertar a sociedade para reconstituir essas histórias por meio de livros e fotos”, enfatiza.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet