Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Penha vai dirigir investigação na Câmara de Cuiabá sobre pedido de reintegração de Ralf

Depois de argüir publicamente a própria suspeição, por conta de ter considerado arbitrário o julgamento de 2009, o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), designou o vereador Arnaldo Penha (PTB), primeiro vice-presidente da Casa, para conduzir a investigação da Mesa Diretora sobre eventuais falhas na cassação do ex-vereador Ralf Leite (PRTB).


Com base em quatro pareceres jurídicos do Ministério Público, Ralf Leite apresentou requerimento à Mesa Diretora para que lhe seja dada posse no cargo que perdeu em 2009, em julgamento no plenário, após investigação do Conselho de Ética da Câmara, por quebra de decoro parlamentar. Hoje, a cadeira é ocupada pelo vereador Totó César (PRTB), no Palácio Pascoal Moreira Cabral.

Júlio Pinheiro assegurou, em entrevista à imprensa, após a sessão ordinária desta quinta-feira (24/03), que, se o trabalho conduzido por Arnaldo Penha concluir que houve falha no processo, a Mesa Diretora terá a humildade de reconhecer, dar posse a Ralf e ‘começar do zero’ a apuração dos fatos que culminaram com a cassação do parlamentar do PRTB.

Outra possibilidade de Ralf Leite reassumir o cargo seria por determinação judicial. Júlio Pinheiro reiterou que “decisão judicial não se discute, cumpre-se”.

No entanto, o advogado Emmanuel Figueiredo Júnior, da Consultoria Jurídica, assegura que a Câmara Municipal não tomou conhecimento de qualquer decisão do gênero ou recebeu qualquer notificação. “É importante que fique claro a notificação, se houve, deve seguir os trâmites legais, sendo feita por um oficial de justiça e não pelo [ex] vereador cassado”, ensina Emmanuel Figueiredo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet