Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

agora vai

Prefeituras devem assinar contratos do PAC até segunda-feira

Dentro dos próximos dias o governo do Estado deverá assumir oficialmente as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com o secretário das Cidades, Nico Baracat, o Estado já enviou a minuta do contrato às Prefeituras e aguarda que no máximo até segunda-feira (13) os prefeitos Chico Galindo (PTB) e Murilo Domingos (PR) já tenham devolvido a documentação assinada para que a Secretaria comece a tocar os empreendimentos.


“Enviamos os convênios a Cuiabá e Várzea Grande para que nos próximos dias possamos receber oficialmente as obras do PAC dessas duas cidades. Estou indo hoje a Brasília trabalhar junto ao Ministério das Cidades a adesão ao PAC2 que é destinado às cidades com até 50 mil habitantes”, afirmou o secretário.

O primeiro passo para a retomada das obras do PAC pelo governo do Estado é a realização de um novo processo licitatório. Os empreendimentos estão paralisados desde a Operação Pacenas, desencadeada pela Polícia Federal em agosto de 2009, com o intuito de apurar irregularidades nas licitações feitas pelas prefeituras das duas cidades. Na última semana, o governador Silval Barbosa (PMDB) conseguiu ‘aval’ do governo Federal para que o governo estadual assuma o PAC na ‘Grande Cuiabá’.

Uma das burocracias a serem resolvidas é a pendência jurídica com as empreiteiras contratadas pela Prefeitura de Cuiabá para realizar as obras. O governador informou que já houve um consenso entre a Caixa e os empresários sobre as medições e a ação poderá ser retirada.

O fato é que haviam conflitos nas medições feitas pelas construtoras e as feitas pelo banco. Devido a divergência, acumulou-se uma dívida entre R$ 4 milhões a R$ 6 milhões. Porém, segundo Silval, já há um acordo para que seja efetuado o pagamento e a ação proposta pelos empresários seja retirada da justiça, abrindo caminho para que o Estado realize nova licitação.

“O PAC tem medições que as empresas colocaram e que a Caixa já reconhece e estamos trabalhando nisso também, buscando um acordo com os empresários, que adiantaram que se for pago as medições feitas eles ‘largam’ mão da justiça”, afirmou Barbosa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet