Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Bezerra defende lei mais rígida para crimes ambientais

O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) defende a necessidade de uma alteração urgente da legislação, a fim de punir com severidade os responsáveis pela extração e comercialização ilegal de minérios radioativos no País.


Segundo Bezerra, embora sabendo do comércio ilegal de minérios radioativos, a Polícia Federal tem dificuldades em realizar apreensões, por não ter onde acomodar esse material com segurança. Outro perigo é para a saúde das pessoas expostas aos efeitos radioativos.

“A preocupação com o meio ambiente tem-se tornado uma necessidade nos dias atuais, em que os danos provocados aos recursos naturais passaram a ser uma ameaça à sobrevivência humana”, disse Bezerra.

Conforme o deputado, a Lei de Crimes Ambientais vem tipificando diversas condutas lesivas ao meio ambiente, matéria que vem sofrendo atualizações, em face das novas condutas surgidas a cada dia, que põem em risco os recursos existentes na natureza.

Segundo Bezerra, uma atividade que merece atenção especial é a extração e comercialização de minérios radioativos, como, por exemplo, a torianita, minério que contém urânio, tório e chumbo usado para a construção de reatores nucleares e bombas de nêutron.

“A circulação ilegal desse material pelo País põe em risco o nosso meio ambiente e pode permitir o uso indevido desse produto radioativo para fins ilegais, o que inclui, até mesmo, atividades terroristas”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet