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Sexta-feira, 04 de outubro de 2024

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Jayme quer diminuir violência no trânsito

Ao lamentar o elevado número de mortes em acidentes de trânsito, nesta terça-feira à noite, o senador Jayme Campos propôs a criação de uma corte judicial exclusiva para tratar desta questão. “O tribunal teria jurisdição específica para julgar infrações que envolvam acidentes, promovendo ações rápidas que punam infratores e diminuam a violência no trânsito”, defendeu.


Ele justificou a criação do tribunal a partir de dados apresentados pelo Ministério da Justiça. “Os números são assustadores, anualmente morrem 42 mil pessoas nas vias urbanas e nas rodovias brasileiras”, disse.

- Hoje possuímos uma frota de 61 milhões de veículos, com a inscrição de 53 milhões de CNH’s, trafegando por 1 milhão e 400 mil quilômetros de estradas. É uma nação à parte, que precisa ter regras e jurisdição específicas, destacou o parlamentar.

Durante seu pronunciamento, o senador disse que pesquisa divulgada pelo Ministério da Justiça (MJ) coloca Mato Grosso como a segunda unidade federativa com maior índice de mortes no trânsito. “Nada menos que 36 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes. Logo atrás de Tocantins, que aparece nesta triste estatística com apenas uma morte a mais”, destacou.

Segundo Jayme Campos, os números são referentes a um levantamento efetuado em 2010. Mas, alerta que os resultados atuais, “obtidos pela Polícia Militar, indicam a manutenção de incidência deste tipo de ocorrência” nas principais cidades mato-grossenses. “Para se ter uma idéia, Cuiabá registrou 2 mil e 700 acidentes com 42 óbitos de janeiro até agosto deste ano. Ou seja, uma morte a cada cinco dias”, enumerou.

Velocidade - O senador advertiu que as principais vítimas são jovens na faixa de 19 a 25 anos de idade e continuou pontuando os problemas do trânsito. “A velocidade e a imprudência são fatores determinantes para o aumento deste flagelo. Veículos mais equipados, facilidade no crédito para a aquisição de motocicletas e vias públicas em estado precário são uma combinação perfeita para o avanço do número de acidentes e mortes no trânsito das cidades brasileiras”.

Jayme Campos também chamou atenção para o elevado número de pacientes nos ambulatórios de ortopedia no Brasil. “Cerca de 70% desta clientela é formada por vítimas de acidentes de trânsito, sendo que 90% delas são motociclistas. O movimento do Pronto-Socorro de Cuiabá atesta essa realidade: dos 990 atendimentos no setor ortopédico realizados em maio deste ano, 560 têm relação com acidentes de moto”, afirmou o senador.

Para ele, falta uma política mais incisiva do setor público. “Os órgãos responsáveis, na atual configuração, restringem-se a unidades arrecadadoras de multas, sem projetos que determinem de maneira clara a redução da violência no trânsito e que garanta fiscalização, policiamento, monitoramento, avaliação permanente dos condutores e educação para o trânsito”, disse o parlamentar.

Ao final do discurso, Jayme Campos propôs ainda a conversão de parte do montante dos recursos arrecadados com as multas “em verbas a serem destinadas para premiar os estados e municípios que reduzam as mortes por acidentes em suas circunscrições. Ou seja, vamos substituir o ‘Índice de Mortes’ pelo ‘Índice de Vida’ no trânsito brasileiro”, concluiu.
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